Os vereadores de Itupeva aprovaram requerimento para convocar o comandante da Guarda Municipal, Claudinei Xavier, para prestar esclarecimentos sobre a estrutura da corporação; implantação e funcionamento da ROMU(ronda ostensiva) e condições físicas, mentais e psicológicas dos GMs. A data da reunião – que será fechada – deverá ser definida nas próximas horas.
O requerimento afirma que os parlamentares são constantemente procurados pelos guardas que relatam situações graves. Por outro lado, os vereadores afirmam que vêm aconselhando o prefeito Rogério Cavalin a se reunir com os profissionais de segurança. Isto não teria ocorrido, “o que agravou a situação”. Os GMs alegam que a corporação passa por situação crítica e falta de estrutura, o que prejudica o desempenho deles e compromete a segurança da população. Entre os problemas indicados estão: condições precárias das viaturas, armamentos inadequados e sprays de pimenta vencidos, “comprometendo a eficiência das ações e colocando em risco os guardas no exercício das funções”.
Os vereadores afirmam que a criação da ROMU, aprovada por eles, “carece de esclarecimentos, tendo em vista que a unidade passou a funcionar antes da aprovação legislativa e foi desativada uma semana antes da votação em plenário e segue inoperante até o presente momento”. Eles relatam que o comandante da GM tinha confirmado reunião no último dia 29, na sede do Legislativo. Contudo, um dia antes da realização, o encontro foi desmarcado com a justificativa de que o encontro deveria ser no Paço Municipal.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES











