Na Jundiaí de outrora, todo mundo se hospedava no Grande Hotel

grande hotel

Durante décadas, quem vinha para Jundiaí e queria se hospedar num hotel bacana não tinha outra opção. O Grande Hotel, na esquina da rua do Rosário com a rua Siqueira de Moraes, era o endereço escolhido. Não existem muitas informações sobre este que chegou a ser apontado pela revista Quatro Rodas como o melhor hotel da cidade. Segundo o professor Maurício Ferreira, do Jundiaí Antiga em Fatos, Fotos e Versões, o imóvel foi construído na década de 1940 pelo IAPI(Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários), ocupando a parte inferior, na rua Senador Fonseca. O restante foi alugado e se tornou o Grande Hotel. “Depois da unificação dos fundos, o INSS se tornou dono do imóvel. O aluguel não foi reajustado durante décadas e ficou tão desfasado que no final era pago algo como R$10”, contou. A foto principal é de autoria do major Alípio Gama da Silva(arquivo Jorge Luiz Christophe)

Acima, foto rara do acervo do professor Maurício: A esquina da rua do Rosário com a Rua Siqueira de Moraes, no final da década de 1940. À esquerda, havia um casarão que foi demolido para construção do prédio onde funcionou o Grande Hotel.

No comecinho dos anos 1950, os tapumes anunciavam a construção do imóvel onde seriam instalados o IAPI e o Grande Hotel. Ao fundo é possível ver a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no largo Santa Cruz, que hoje abriga o terminal central. A imagem é emoldurada pela Serra do Japi. Naquela época, o Anhangabaú, que também aparece na imagem, só tinha chácaras…

Esta imagem, colorizada, é de autoria de Janczur/Ideal

George André, o ‘Piloto’, também fez seu registro do Grande Hotel. Nas redes sociais, o escritor já falecido informou que o local apareceu no guia Quatro Rodas como o melhor de Jundiaí.

Acima, a decadência do hotel que um dia foi o mais famoso da cidade(Foto: Regina Kalman)

Portas fechadas: o hotel passou a existir só na memória dos jundiaienses mais velhos(Regina Kalman)

Aquele que foi o melhor hotel da cidade não escapou dos pichadores(Foto: Reginal Kalman)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES