GRÁVIDAS: Vereadora quer ônibus de graça

grávidas

A vereadora Quézia de Lucca terá votado, neste ano, o projeto 15071/2025 que garante gratuidade para gestantes no transporte público coletivo. O Passe Livre Gestante será concedido às mulheres que morarem em Jundiaí e realizarem o acompanhamento pré-natal em instituições de saúde públicas ou privadas. “O transporte público gratuito para que as grávidas possam realizar o pré-natal de forma eficaz seria um incentivo para reduzirmos ou até zerar os índices de absenteísmo, bem como reduzir os riscos de mortalidade fetal e materna, e também as complicações no parto”.

LEIA O PROJETO, NA ÍNTEGRA, CLICANDO AQUI

Se o projeto for aprovado e sancionado pelo prefeito Gustavo Martinelli, terão direito ao passe livre as gestantes que apresentarem o exame comprobatório de gravidez a partir do primeiro mês de gestação, CPF, RG e comprovante de residência, para cadastramento na Secretaria Municipal de Mobilidade. As grávidas terão de comparecer a todas as consultas e exames agendados na rede pública ou privada de saúde municipal, durante o período de concessão do benefício. De acordo com o texto, nos casos de parto prematuro em que o bebê permanecer sob tratamento ou supervisão médica comprovada, será mantida a gratuidade.

O transporte gratuito será garantido pelo Poder Executivo por meio de cartão de identificação ou da “caderneta de gestantes” utilizada durante o pré-natal. “Todos sabemos dos sacrifícios por quem passa uma gestante durante esse período. Há uma transformação em seu estado físico e mental, e em condições bastante difíceis para se locomover de um lado para o outro”, explica Quézia na justificativa da proposta.(Foto: Gemini)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES