O cantor e compositor Guilherme Arantes se apresentará no Teatro Polytheama, em Jundiaí, no dia 1º de outubro, às 20 horas. Ele é uma das referências da música nacional tanto para os artistas contemporâneos quanto para novos artistas. Ultrapassando gerações, épocas e estilos, suas letras já foram gravadas e regravadas por grandes cantores, como Elis Regina, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Céu, entre tantos outros.
No show Guilherme Arantes in Concert, o cantor – que comemora seus 46 anos de carreira – estará acompanhado de uma orquestra e apresentará clássicos como Planeta Água, Cheias de Charme, Um Dia Um Adeus e Meu Mundo e Nada Mais Mais, dentre outros sucesso. Ingressos pela plataforma Sympla ou na bilheteria do Teatro (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro).
1ª Feira Literária de Campo Limpo – A Prefeitura junto com a Secretaria de Cultura e Turismo realiza, neste sábado (24) das 9h às 16h, a 1ª Feira Literária no município, reunindo diversos autores campolimpenses no saguão do Paço Municipal (Avenida Adherbal da Costa Moreira, 255), com entrada franca. Dentre os autores participantes, estarão Anna Grego, Andréa Larrubia, Ben – Hur Macedo, César Gonçalves, Daniela Tertuliano, Débora Niklaus, Jessé Ulisses, Jhonatan Alves, Josiane Steck, Maria Helena Ferreira, Rita Foelker, Sebastião Marcos, Simone Nasar, Tássia Coelho, Thalita Moura, Tiago Pinheiro e Ulisses Ribeiro.

Abrindo a programação, às 9h30, a performance “Santana, meu DNA é Cearense”, retrata trechos da vida de Santana Rodrigues, moradora do Parque Internacional que tem sua história contada no novo livro de Tiago Pinheiro. Às 9h45, tem apresentação de ballet dos alunos da Estação Juventude e, em seguida, às 10h, acontece uma contação de história com a performance “Contos Ciganos”, de Factima El Sanra. Das 11h até às 13h, os escritores Anna Grego, Jessé Ulisses, Ulisses Ribeiro e Tiago Pinheiro propõem uma roda de conversas com a população.
Às 13h30 os alunos da E.E. Frei Dagoberto Romag vão realizar uma apresentação de dança, já às 13h40 tem apresentação de dança com alunos da Estação Juventude e às 14h, o professor Rogério realiza uma tarde de autógrafos do HQ elaborado com “escritores mirins”. Para fechar o evento, das 14h30 às 16h acontece a segunda roda de conversas com Josiane Steck, Simone Nasar, Débora Niklaus, Ben-Hur Macedo e Andréa Larrubia.

O autor Ben-Hur Macedo(acima) comenta sobre a importância de um evento como esse na cidade. “Acredito que este é o primeiro passo para transformarmos Campo Limpo na “cidade dos escritores”, sendo um estímulo para nós, escritores, e também deve ser motivo de orgulho para a nossa população”, afirma.

Já a autora e professora Ana Grego(acima), que estará na feira com o seu livro Exílio, fala sobre a honra de participar da primeira edição da feira. “Eu estou com a expectativa alta para este evento, poder ver como a cidade recebe um evento literário será fundamental e claro, poder participar disso é incrível. Meu livro é uma ficção do gênero Fantasia e quero levar através dele, a ideia de que quando a vida não é exatamente do jeito que a gente quer, nós temos que dar um jeito e seguir, mesmo quando não há caminho nenhum”, finaliza.
O secretário de Cultura e Turismo, Jean Carlo Cunha, comenta sobre a realização de um evento inédito como esse na cidade. “É com toda a certeza muito gratificante poder realizar a 1ª Feira Literária de Campo Limpo Paulista , um evento como esse eleva a educação e a cultura da cidade, pois com uma maior proximidade entre escritor e leitor que esse evento proporciona, é possível despertar em outras pessoas o gosto pela leitura e escrita, podendo formar novos escritores e leitores”, completa.
Mais literatura – No encerramento da 3ª Festa Literária de Jundiaí(FLIJ), a programação do fim de semana traz para a Biblioteca Municipal, tanto no sábado (24), quanto no domingo (25), feira de livros com expositores, recreação infantil, gastronomia, artesanato, além de brincadeiras literárias e jogos.
No sábado (24), a Biblioteca Municipal tem ainda, às 11h, um bate-papo sobre as criações literárias para crianças, com o autor Ilan Brenman e mediação de Jéssica Balbino; às 13h, o workshop “Vamos escrever um diário? Os primeiros passos na construção do escritor”, com Eliane Diana e Márcio Martelli; às 15h, a palestra “A formação do leitor na era digital”, novamente com Ilan Brenman e mediação de Jéssica Balbino; e às 17h a apresentação de “Os marinheiros”, peça livremente inspirada no texto “Pluft, o Fantasminha”, da autora Maria Clara Machado, com a Cia. Grifo de Teatro.
Já no domingo (25), para encerrar a programação, as atrações na Biblioteca Municipal serão, às 10h, a abertura da exposição “Revista Japy, HQs do coletivo JundComics” e a roda de conversa sobre o universo literário presente nas histórias em quadrinhos, com Rafael Calça e Vinícius Velo, e mediação de Ede Galileu; às 12h30, palestra sobre a construção de narrativa no jogo de RPG; às 15h, concurso de Cosplay, sob o comando do Coletivo JundComics; e às 17h, o show de encerramento, com a banda Still Folk.
Para as crianças – A Fábrica das Infâncias Japy recebe, neste sábado (24) e domingo (25), sempre às 10h30, programação cultural gratuita pelo programa municipal Cidade das Crianças.

No sábado (24), às 10h30, é a vez das “Histórias contadas com origamis”, com a oficineira Irene Tanabe, que preparou como tema para esta apresentação “Lendas Orientais”. Com o apoio de origamis, Irene irá narrar histórias, segredos, crenças e temores transmitidos de geração em geração pelo tradicional e milenar povo oriental, aguçando a imaginação do público por meio de seus animais lendários e seus seres fantásticos. A atração de duração de até 60 minutos e é indicada para o público em geral.
Já no domingo (25), também a partir das 10h30, é a vez da oficina de montagem de miniatura de cenários com recicláveis, com a oficineira Gika. A partir do uso de materiais não convencionais e acessíveis do nosso cotidiano, a atividade prevê o uso de diversas técnicas de pintura, escultura, colagem e desenho, a fim de estimular a criatividade, identidade visual e a sustentabilidade da criançada. Relembrando cenários teatrais que os participantes já presenciaram, a oficina visa levá-lo à sua memória afetiva e à sua imaginação.
A atividade é voltada para crianças de sete a 11 anos e também tem duração de até 60 minutos. O material necessário para realização da atividade também será disponibilizado gratuitamente para os participantes.
Além das atrações e brincadeiras internas, a Fábrica conta ainda com um Parque Naturalizado – estrutura sem brinquedos estruturados, como balanças e escorregadores, mas montada com elementos como troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras, onde a criançada pode ter contato com a natureza e o brincar livre, pela iniciativa BrincAR LIVRE.
A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. De terça a sexta-feira, o espaço fica aberto das 9h às 17h. Já aos sábados, domingos e feriados, permanece aberto das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone 4521-0971.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES