Foi assim com os carros japoneses, coreanos e franceses, que sofreram para conquistar a confiança do consumidor brasileiro. Acredite, mas produtos de marcas como Hyundai já foram tratados com desprezo, considerados carros de baixa qualidade. Os franceses também sofreram, só que com a fama de fabricarem carros fracos, que desmanchavam ao rodarem na buraqueira das nossas ruas e estradas. E essa sina dos franceses não era nova, não… O Renault Gordini, que era fabricado sob licença pela Willys no Brasil sofria ao ter sua resistência associada ao slogan do Leite Glória, um dos primeiros leites em pó do nosso mercado: “Bateu, desmanchou.” Essa fama perdurou até o final dos anos 90 e início dos 2000, com o início da fabricação no Brasil de modelos da Renault e da Citroën. Apanharam bastante, sofreram muito bullying, e conquistaram espaço no mercado e no coração do consumidor. Agora chegou a vez dos chineses darem a volta por cima: a BYD lança um sedã de luxo que custa meio milhão de Reais: o HAN EV
Construa seus sonhos – Outra marca chinesa que cobiça uma fatia do nosso mercado é a BYD, que se instalou em 2015 em Campinas para produzir ônibus 100% elétricos, e no final do ano passou anunciou a decisão de iniciar a venda de venda elétricos no Brasil.
O primeiro modelo apresentado foi o SUV TAN EV, um SUV elétrico de 7 lugares, que começou a ser entregue aos compradores na última semana.
Na esteira do sucesso comercial do modelo, que custa R$ 515.890,00 e teve 200 unidades vendidas em apenas 8 dias, a BYD lança um sedã de luxo que une design, tecnologia de ponta e alta performance: o HAN EV.
Mas antes de dar os detalhes desse carrão elétrico, vai uma curiosidade… O nome da fabricante BYD é formado pelas iniciais da frase em inglês Build Your Dreams, que em português quer dizer Construa Seus Sonhos.
HAN EV – Soluções inovadoras e design futurístico marcam o novo sedã da BYD, que se inspira em referências encontradas em marcas tradicionais de alto luxo, combinando apelos fortes como luxo, design e sustentabilidade.

Assim pode ser definido o novo sedã BYD Han EV, que passa ser comercializado no mercado brasileiro. Um dos modelos elétricos mais vendidos na China, o Han EV já contabiliza mais de 140 mil unidades vendidas naquele mercado desde seu lançamento, em 2020.
Origem dos nomes – De olho nas suas origens e para conquistar o seu público no mercado chinês, os modelos da BYD são batizados com os nomes das mais importantes dinastias chinesas. A dinastia Han (202 a.C.-220 d.C.), por exemplo, foi responsável pela invenção de itens modernos, como o carrinho de mão, a chave de boca, o sismógrafo e o papel.
Bateria Blade – O sedã Han EV foi responsável por redefinir os padrões de segurança para os veículos elétricos e se tornou o primeiro modelo a receber inédita bateria Blade, tecnologia desenvolvida pela BYD. Ela emprega um padrão em que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).
Ela torna o veículo duas vezes mais seguro em comparação aos veículos elétricos que usam baterias tradicionais de lítio, pois ao contrário das que são usadas pela maioria dos veículos elétricos ela suporta altas temperaturas.
Equipado com uma bateria de 76,9 kWh, o BYD Han EV tem um recarregamento rápido, que permite ser carregada entre 30% a 80% em apenas 25 minutos, exigindo apenas 10 minutos de recarga para rodar até 135 km. Totalmente carregada, permite percorrer até 500 km!
Desempenho esportivo – Para quem está acostumado com as especificações dos carros convencionais a combustão, as especificações técnicas dos carros elétricos ainda parecem grego. Mas, vamos lá e tentar traduzir um pouco desse “engenheirês”….
Em termos de desempenho, Han EV vem com o primeiro módulo de controle de motor MOSFET do mundo. Traduzindo, esse propulsor é capaz de levar o sedã até a velocidade máxima de 186 km/h… Um desempenho mixuruca, quando se compara a um esportivo a combustão. Mas quem anda a quase 200 km/h nas nossas estradas?
Se ele não atinge velocidades mais altas, em contrapartida, ele é capaz de acelerar como uma moto esportiva, sem fazer nenhum barulho e nem emitir um grama de CO2. O HAN acelera de 0 a 100 km/h em incríveis 3,9 segundos.
500 Cavalos! Nos veículos elétricos não existe câmbio e nem a infinidade de peças móveis de um carro convencional. Por isso toda a força do motor é transmitida para as rodas instantaneamente, fazendo o carro disparar como um verdadeiro foguete!
Para aproveitar toda essa força, o HAN conta com tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo.
O motor dianteiro produz 222 cavalos e o traseiro mais 272 cavalos, proporcionando uma potência combinada de 494 cavalos e torque máximo conjunto de quase 70 kgfm. Para comparar, um Cherolet Camaro SS, com motor V8 de 6.2 litros e 406 cavalos de potência, o torque (que é a força que esse motor é capaz de produzir) é de 56,7 kgfm. Entendeu a diferença?
Elegante e luxuoso – As linhas do HAN EV não passa despercebido em momento algum. O carro é grande e imponente. Medindo quase cinco metros de comprimento, o sedã tem linhas que facilmente podem ser confundidas com um cupê da Audi ou da Porsche.
O modelo adota a linguagem de design Dragon Face (face de dragão), que leva a assinatura do renomado designer alemão Wolgang Eger, que comandou o design da Audi, Lamborghini e da Alfa Romeo, onde criou o Alfa Romeo 8C Competizione, uma das jóias do design italiano.


De volta ao HAN EV, suas linhas agressivas e os faróis Full LED, se inspiram em um mitológico dragão com os olhos abertos. As curvas laterais são mais fluídas e as luzes traseiras ecoam com a parte frontal.
No ano passado, o veículo se destacou entre os quase dez mil trabalhos que disputavam na categoria de design de produto e, assim, tornou-se o primeiro modelo sedã de uma marca chinesa a premiação de renome mundial “IF Design”. O evento, que ocorre desde a década de 50, visa identificar projetos “inovadores, ousados e imaginativos para o futuro”.
Luxuoso em todos os sentidos – Enquanto o design externo é futurístico e elegante, o interior do carro adotou um estilo limpo e luxuoso. O Han EV traz painéis de madeira maciça, maçanetas elétricas embutidas, assentos de couro de alta qualidade, acabamentos em alumínio e outros materiais sofisticados. Há outros detalhes interessantes como, por exemplo, a incrível tela multimídia DiLink de 15.6” com rotação elétrica.



Os bancos dianteiros tem ajustes elétricos e contam com sistema de aquecimento e ventilação. Aliás, o banco do motorista é ajustável em oito posições possíveis. Para os passageiros, os bancos oferecem quatro ajustes disponíveis.
Há também uma tela multifuncional para o banco traseiro. Ao baixar o encosto do assento do meio como se fosse um descansa-braço, por exemplo, os ocupantes encontram uma tela multifuncional por meio da qual podem controlar diversos comandos do veículo, como sistema de som e ar-condicionado.
A abertura do porta-malas é elétrica, com sensor de movimento dos pés. Basta o motorista passar o pé na parte de baixo do carro para o porta-malas abrir…
O sedã elétrico ainda conta com a tecnologia NFC para abrir, travar e até mesmo ligar a ignição do veículo por meio do método de autenticação do próprio aparelho. É do tamanho de um cartão de crédito. É tão conveniente e pequeno que se encaixa em uma carteira. A tecnologia NFC* (Near Field Communication ou campo próximo de comunicação) permite a aproximação de dois dispositivos para que troquem informações, sem precisar de fios ou contato físico.
Segurança de fazer inveja para avião – O controle de estabilidade atua reduzindo a aceleração do carro (mesmo que o motorista esteja com o pé no fundo) pois o sistema do acelerador hoje é eletrônico e permite interferência da central, ao mesmo tempo em que aplica o freio numa única roda, de modo a não permitir essa derrapagem.
Outro diferencial é o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW) que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos, evitando acidente durante a abertura das portas.
Há também o Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), responsável pelo monitoramento de pontos cegos. O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.
Sistemas de aviso de colisão frontal (FCW), de identificação e proteção de pedestres, e de aviso de saída de faixa (LDWS) também foram incorporados ao sedã elétrico. Além disso, o HAN EV dispõe de 9 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sensores de estacionamento (frontal e traseiro) e sistema de câmera 360° (são seis distribuídas pelo veículo), entre outros detalhes. Bom, mas toda essa tecnologia tem um preço… O sedã custa R$ 539.900 e começa a ser distribuído no Brasil no segundo semestre. ©Joaquim Rimoli| AutoMotori 2022
VEJA TAMBÉM
PARA MAIS TEST DRIVE CLIQUE AQUI
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI