HARMONIZAÇÃO FACIAL: A sedução de esculpir o próprio rosto

harmonização facial

Os primeiros registros de intervenção plástica da história datam de mais ou menos de 2.000 anos AC. Há também estudos sobre intervenções no Antigo Egito em busca da beleza ideal. De lá para cá muita coisa mudou e adentramos agora a era da harmonização facial ou orofacial que é o conjunto de diferentes procedimentos estéticos com finalidade de equilibrar a face.

Um procedimento que utiliza várias técnicas e substâncias específicas para cada região do rosto proporcionando efeitos de rejuvenescimento ou alterações fisiológicas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número, ente 2014 e 2020, de intervenções para harmonização facial  aumentou de 72 mil para 276 mil.

Falamos com uma especialista para tirar várias dúvidas sobre o tema: a médica Danielle Batistoni(foto ao lado) Ela é cirurgiã plástica; professora-colaboradora da Faculdade de Medicina de Jundiaí(FMJ) e que tem grande conhecimento em procedimentos minimamente invasivos na face para rejuvenescimento e correção facial. Confira:

O que se usa para harmonizar a face e é o mesmo produto para face toda?

Não! Atualmente temos uma grande variedade de produtos com diferentes funções. Os mais comuns são: toxina botulínica para amenizar rugas de expressão na região da testa, lateral dos olhos, entre as sobrancelhas (rugas da “braveza”), pescoço. A toxina age nos músculos, relaxando-os ou até mesmo paralisando-os e isso faz com que as rugas de expressão amenizem muito. Quando precisamos estimular a produção de colágeno, que deixamos de produzir já aos 25 anos, utilizamos produtos como ácido poliláctico e hidroxiapatita de cálcio. E quando desejamos melhorar o aspecto de olheiras, aumentar o volume dos lábios, diminuir o “bigode chinês”, entre outras coisas, usamos os preenchimentos com ácido hialurônico, que possui concentrações e densidades diferentes conforme a região a ser aplicada.

Quais profissionais estão legalmente credenciados  e podem fazer a harmonização facial?

Os procedimentos estéticos injetáveis são autorizados para uso médico, especialistas em dermatologia ou cirurgia plástica. O Conselho Federal de Odontologia autoriza os dentistas a fazerem também. Atualmente há várias outras profissões se “aventurando” na área e todo cuidado é pouco pois pode haver complicações e os profissionais devem ser rápidos em identifica-las e tratá-las imediatamente. Então é importante dominarem o uso de antibióticos, saber tratar uma reação alérgica ou choque anafilático, ou mesmo uma oclusão vascular, que pode levar à cegueira.

Quanto tempo dura as aplicações e qual a duração desses efeitos?

As aplicações de toxina botulínica duram em média quatro a seis meses. Os preenchimentos com acido hialurônico duram cerca de 12 a 18 meses. Os bioestimuladores de colágeno podem durar até dois anos.

Como é onde são feitos esses procedimentos?

Fazemos em regime ambulatorial, no consultório mesmo, com anestesia local.

É possível fazer meia harmonização ou sempre é necessário fazer a face toda?

Fazemos de acordo com as queixas e as necessidades de cada pessoa. É importante individualizar o tratamento e não fazer “uma receita de bolo”. Sou contra o exagero e acho fundamental respeitar as características de cada um, evitando ao máximo deixar todas as pessoas “iguais”. Então, é possível fazer um tratamento com quantidades menores de produtos em algumas pessoas, abordando apenas algumas regiões da face, enquanto que  em outras poderá ser necessário abordar mais regiões.

Quais são os benefícios e os perigos?

Os principais benefícios são o rejuvenescimento e o embelezamento, com eliminação de rugas e melhora do viço da pele. Os perigos, principalmente se realizados por profissionais não habilitados, são: assimetrias, necrose de pele, infecções, reações alérgicas, cegueira e até acidente vascular cerebral se um produto for injetado em um vaso sanguíneo e não for tratado a tempo. Os preenchimentos devem ser de marcas confiáveis e devem ser utilizados com cautela. Não são inocentes como se fossem uma “massinha de modelar”.

Qual maior cuidado após procedimento?

Obedecer às recomendações médicas, como evitar exposição solar, não dormir apoiado sobre a área preenchida nos primeiros dias, fazer compressas de gelo, etc. Quando é aplicada a toxina botulínica, também pedimos para evitar atividade física, deitar ou fazer muitas expressões faciais nas quatro horas seguintes ao procedimento.

Qual sua preciosa dica pra quem pensa em fazer harmonização facial…

Sugiro procurar profissionais habilitados, com boas recomendações. Comecem devagar, por etapas, o “menos é sempre mais”. É mais fácil corrigir um problema por falta de produto do que por excesso. Nem sempre será possível “consertar” um exagero, então, na dúvida, optem por menos produtos. Nunca façam nada por “impulso” ou porque “está na moda”. Esses procedimentos, se bem indicados e executados, deverão ter um resultado bem natural e harmonioso!(Foto: el-medical.com)

CRISTINA HAUTZ

Formada em Desenho de Comunicação e Arte e Fotojornalismo. Trabalhou por 30 anos na área jornalistica, atuando em diversos jornais do interior e da capital como repórter-fotográfica. Assinou colunas importantes por 10 anos, onde trazia novidades de beleza, do mundo da moda, cotidiano artístico e assuntos gerais. Atuou como produtora de moda, criação de estilo e produção de imagem para revistas com trabalhos desenvolvidos na Europa, Caribe, e vários lugares do Brasil. Também atua na área das artes plásticas tendo efetuado exposições no Teatro Polytheama, Gabinete de Leitura Rui Barbosa em Jundiaí e na Galeria Lucas Foletto de Florianópolis, Santa Catarina.

VEJA TAMBÉM:

TRATAMENTO PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA: ASSISTA AO VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI