A garotinha Helena, de dois anos, passará por mais uma cirurgia nesta manhã(9). Ela foi diagnosticada com com tumor cerebral teratoide/rabdoide atípico (grau 4). No início deste ano, a mãe, Júlia Mantovani, informou que este tipo de tumor é raro e agressivo. Em maio último, Helena passou por uma microcirurgia que custou R$ 75 mil. A família, que é de Jundiaí, teve de fazer vaquinha virtual. A menina respondeu bem à primeira fase do tratamento. Contudo, no mês passado os médicos descobriram que o tumor havia se disseminado pelo cérebro. Agora, ela passará por um transplante de medula óssea.
Para este último procedimento, os familiares de Helena fizeram uma nova vaquinha. A operação será no Hospital do Câncer, em São Paulo. Nas redes sociais, Julia disse que o transplante é a única chance da filha progredir no tratamento. “Fomos pegos de surpresa. O tratamento estava indo bem. De repente mudou tudo. O transplante é ainda mais agressivo. A quimioterapia será muito agressiva. A Helena receberá a própria medula que está boa. A medula será coletada numa quantidade que dê para três transplantes. Estamos correndo contra o tempo“, disse Julia.
O tumor diagnosticado na menina é geralmente encontrado em crianças pequenas, cresce rapidamente e requer tratamento imediato. Ele causa dores de cabeça, vômitos, náuseas, mudanças nos níveis de atividade, perda de equilíbrio, dificuldade para caminhar. Em bebês é comum causar o aumento do tamanho da cabeça.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES











