Os SUVs são mesmo a bola da vez, não adianta negar. Mas a profusão de modelos às vezes confunde o consumidor, que na grande maioria das vezes faz sua escolha 100% baseada no visual. E para confundir mais um pouco a cabeça dos apaixonados por utilitários esportivos chega mais uma opção, o Honda ZR-V.
Importado do México, ele se beneficia do fato de não pagar imposto de importação, o ZR-V desembarca com apetite para morder uma fatia do mercado dominado pelo Jeep Compass, Toyota Corola Cross e o lanterninha VW Taos.
Ele completa a família de SUVs da Honda no Brasil, ocupando o espaço entre o HR-V, que é derivado da família City e o CR-V, que é a versão utilitária do Accord. Talvez você não saiba, mas o ZR-V é irmão do Civic, de quem herdou a plataforma, boa parte da suspensão dianteira e as elegantes e eficientes saídas de ar-condicionado em0 formato de colmeia. Para se diferenciar do Civic, essa versão bombada do sedã herda do irmão maior, o CR-V, a refinada suspensão traseira multilink, além dos discos e pastilhas de freio dianteiras.
Projeto global – O Honda ZR-V, recentemente lançado em escala mundial, busca valorizar atributos que fazem a cabeça de quem é fã de utilitário esportivo. Tem linhas elegantes e esportivas, acabamento caprichado, com materiais de excelente qualidade e, claro, um interior espaçoso e lotado de tecnologia.
O design totalmente novo, abandona as linhas retas e brutas e aposta numa silhueta arrojada e imponente, com linha de cintura horizontal baixa, passando uma impressão de força combinada com elegância e fluidez. O conjunto ótico frontal com faróis full LED e as lanternas traseiras amplas exaltam a largura do modelo.
O caráter sofisticado do ZR-V é destacado por detalhes em preto brilhante aplicados na grade frontal (um forte elemento estético, com singular formato de colmeia), na região das portas e nos para-choques dianteiro e traseiro. As rodas de liga leve de 17 polegadas conciliam pintura cinza e acabamento diamantado, reforçando a elegância e esportividade do novo SUV.
Alta tecnologia e conectividade a bordo – A tecnologia foi integrada de forma inteligente à cabine do ZR-V. O painel tem uma tela TFT digital colorida e personalizável de 7 polegadas à esquerda e velocímetro analógico à direita. São múltiplas as funções selecionáveis pelo usuário, como configurações do Honda SENSING, informações do veículo e muito mais.
O sistema multimídia, com tela sensível ao toque de 9 polegadas, é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, possui botão de volume físico e ícones grandes e fáceis de reconhecer. A estrutura de navegação é simplificada, com menus intuitivos. Uma superfície horizontal plana ocupa a extensão inferior da tela e serve de ponto de apoio para a mão, facilitando a operação por toque com o carro em movimento.
Todos os ocupantes do ZR-V podem carregar seus smartphones simultaneamente. O modelo possui carregador de celular por indução, quatro portas USB-C (duas na dianteira e duas na traseira) e ainda uma USB-A na dianteira.
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Dinâmica refinada – A equilibrada relação entre conforto e performance, é destaque no ZR-V. Aqui entra uma das vantagens de ser derivado da plataforma do Civic, de quem herda boa parte do comportamento dinâmico e da dirigibilidade típicas de um sedã, uma característica exclusiva do ZR-V no segmento de SUVs.
Mas nem tudo é um mar de rosas… Um dos pecados do ZR-V, equipado com o novo motor 2.0 16V DOHC i-VTEC, é que ele funciona apenas com gasolina. Em troca, segundo a Honda, o modelo oferece equilíbrio entre performance e consumo.
Esse motor tem potência de 161 cavalos a 6.500 rpm e torque de 19,1 kgf.m a 4.200 rpm. Ele conta com duplo comando de válvulas no cabeçote com VTEC na admissão e VTC na admissão e no escape. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo é de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Se comparado com o motor 2.0 do Civic de 10ª geração, este novo motor é 11 cv mais potente, além de apresentar menor índice de emissões.
A transmissão CVT, com 7 marchas pré-programadas, foi ajustada para evidenciar a performance e o baixo nível de ruído e vibração.
Em breve o AutoMotori deve avaliar o uso no dia a dia do ZR-V. O modelo chegou à rede de concessionárias Honda dia 31 de outubro e é vendido a partir de R$ 214.500. ©AutoMotori 2023|Joaquim Rimoli
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