Hospital REGIONAL está entre os 100 melhores do país

hospital

Um levantamento nacional inédito aponta que 30% dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil estão localizados no estado de São Paulo. O Hospital Regional de Jundiaí é um deles. A partir desta lista serão escolhidos os ‘Top 10’ hospitais. O processo será concluído em maio próximo, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil.

A lista das unidades indicadas ao Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil considera serviços hospitalares dos governos federal, estadual ou municipal, com assistência 100% pelo SUS (sem nenhum tipo de atendimento por operadora de saúde) . A seleção inclui hospitais gerais —adultos ou pediátricos— e hospitais especializados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e produção registrada no SIH (Sistema de Informações Hospitalares) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência não foram incluídos.

Para a definição dos “finalistas” do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil foram aplicados critérios como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados, dentre outros.

A relação dos 100 indicados será agora ranqueada com base em pesquisa independente de satisfação dos pacientes, no nível de acreditação dos serviços e nas informações de compliance fornecidas pelos hospitais. Também será considerada uma avaliação de eficiência que cruzará os dados de atendimentos com a disponibilidade de recursos financeiros.

Depois de São Paulo, Goiás se destaca com 10% dos 100 melhores hospitais públicos do país. Na sequência vêm Pará (7%), Santa Catarina (7%), Pernambuco (6%), Rio de Janeiro (6%). O estudo foi realizado pelo Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde) em parceria com a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana de Saúde), Instituto Ética Saúde (IES), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Sobre o hospital – O Hospital Regional de Jundiaí(rua Professor Luiz Rosa, no centro) é administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) desde a inauguração da unidade, em julho de 2014. De perfil cirúrgico e caráter eletivo, o hospital realiza atendimentos de média e alta complexidade e, no ano de 2018, ampliou os serviços à comunidade ao realizar cirurgias cardíacas de revascularização do miocárdio, oferecendo atendimento integral na linha de cuidado cirúrgico. Em 2019, o hospital recebeu a certificação máxima da ONA (Nível 3), que atesta a Excelência na Gestão.

A estrutura de funcionamento do hospital é de 24 horas, sete dias da semana. O Hospital Regional oferece serviços nas especialidades de cirurgia geral, vascular, dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, ginecologia, urologia e cirurgia plástica. Possui equipe multiprofissional para atendimento ambulatorial e apoio às unidades de internação.

O hospital conta com centro cirúrgico com 6 salas; hospital dia composto por 10 leitos; unidades de internação compostas por 40 leitos cirúrgicos, 10 leitos clínicos e 10 leitos de UTI Adulto; CME – Central de Materiais Esterilizados; Ambulatório nas especialidades médicas supracitadas; Farmácia; Serviço de Nutrição e Dietética e Serviço de Apoio Diagnóstico. O Serviço de Apoio Diagnóstico é dotado de recursos materiais e humanos para exames de ultrassonografia, radiologia, tomografia computadorizada, laboratório de análises clínicas e agência transfusional e hemodinâmica.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES