A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) contratou uma empresa para elaboração e aprovação de projeto de loteamento da área do antigo Hospital Psiquiátrico do jardim Tamoio, em Jundiaí. A entidade quer construir 178 unidades habitacionais no local para famílias que ainda não foram beneficiadas. Em 2011, através do Programa Minha Casa Minha Vida, foram construídos 600 apartamentos, os Residenciais Tupi I, II e III. Mais de 300 famílias que antes viviam no hospital estão agora neste conjunto habitacional. As outras recebem auxílio-moradia. Neste momento, para a concretização desse projeto, a Fumas aguarda andamento do processe de desapropriação da área que é particular, segundo o superintendente José Galvão Braga Campos.
Braga Campos, que foi vereador por muitos anos, conhece bem a história do Hospital Psiquiátrico do Tamoio. “A unidade, que na verdade se chamava Instituto Psiquiatria e Higiene Mental de Jundiaí, encerrou as atividades no final da década de 80, deixando o prédio e toda área do terreno abandonados. Em 1996, o prédio e o terreno foram ocupados por famílias carentes. Na ocasião, a Fumas realizou o cadastramento dessas famílias e iniciou a busca de alternativas para solucionar a questão habitacional de todo o complexo de ocupações irregulares da região. Em 2011, foi iniciado pela Fundação o processo de urbanização e realocação das famílias de todo o complexo de submoradias, além da desocupação da área e demolição das moradias e das dependências do hospital(foto), inviabilizando novas construções no local”, lembra.
Os 600 apartamentos foram construídos numa área ao lado do antigo hospital. No entanto, algumas famílias não foram atendidas e passaram a receber ajuda financeira para pagamento de aluguel. A próxima fase do projeto anunciado pelo superintendente da Fumas irá atender justamente estas pessoas. Braga Campos não cita prazos para a construção da última fase do Residencial Tupi. Mas assegura que o local contará com toda a infraestrutura urbana necessária: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, terraplenagem e contenções, drenagem de águas pluviais, pavimentação, iluminação pública e arborização de vias.
VEJA TAMBÉM:
TRATAMENTO DA LIBIDO: ASSISTA VÍDEO COM A GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI