HSV, que já usa cloroquina, será CREDENCIADO e fará exames

O gestor de saúde de Jundiaí, Thiago Texera, informou durante live da TVTEC desta tarde(8), que o Hospital São Vicente (HSV) será credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para realização de exames de coronavírus. Já o prefeito Luiz Fernando Machado revelou que o Hospital São Vicente já está utilizando o medicamento Hidroxicloroquina há oito dias.

Com autorização do Adolfo Luz, quem estiver internado ficará sabendo se está com a doença em até sete dias. Atualmente, os resultados demoram até três semanas.

Pouco antes, na mesma live, o prefeito disse que o município comprou 10 mil testes rápidos. Segundo ele, com o uso destes testes, os números de casos de coronavírus vão aumentar. A análise será feita pelo Adolfo Lutz, em São Paulo.

Números – Jundiaí tem hoje 34 casos positivos, sendo 20 em casa (dois aguardam contraprova), nove internados em Jundiaí, três internados em outros municípios e duas mortes confirmadas.

A cidade registra 140 casos suspeitos no aguardo de resultado em casa. Em internações, Jundiaí soma 39 pessoas entre hospitais públicos e privados com diagnóstico prévio de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que estão em acompanhamento e tiveram amostras colhidas e encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz (IAL) para diagnóstico.

Outros 39 casos foram descartados (entre pessoas que aguardavam em casa, liberados, um internado e dois óbitos). Há 18 óbitos também por SRAG – todos com histórico de comorbidades como diabetes, doença cardiovascular, doença pulmonar ou obesidade – que aguardam laudos do IAL.

GAC – O prefeito Luiz Fernando Machado esteve, nesta quarta-feira (8), na sede do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), local, que, após avaliação do Comando do Exército, está autorizado para abrigar, em caso de agravamento da situação epidemiológica da cidade, um hospital de campanha com capacidade para até 50 leitos de enfermaria. Dedicados, assim, ao atendimento dos pacientes de Jundiaí e região com quadro leve de coronavírus. Na sede do Grupo de Artilharia, os leitos de enfermagem serão organizados nas salas de instrução do curso de formação de sargentos do quartel.

“O custo será menor em comparação aos hospitais de campanha montados do zero no país e, além disso, ganhamos na otimização do tempo dispensado à organização do local, já que temos o aparato de maior complexidade disponível”, avalia o prefeito, que coordena o Centro de Enfrentamento ao Coronavírus. “Essa parceria deixa ainda mais em evidência o espírito cívico do exército que nos auxiliou em outras ações de caráter social, como nos trabalhos de combate à dengue e, agora, na atual crise da Covid-19, na desinfecção das ruas da cidade e no apoio aos projetos sociais de montagem das cestas básicas para famílias de baixa renda e dos espaços que abrigam as chamadas unidades sentinelas para o atendimento de saúde”, detalha.

De acordo com o gestor de Saúde, Tiago Texera, que acompanhou a vistoria às dependências do 12º GAC, o uso do espaço se dará somente em caso emergencial, nas condições de transbordamento da rede hospitalar pública de saúde. “Recentemente, Jundiaí ampliou em 240% o número de leitos exclusivos para o atendimento aos casos do Novo Coronavírus. Como resultado deste planejamento, temos 82 leitos de alta complexidade no São Vicente para pacientes com insuficiência respiratória e averiguação de Coronavírus. Ainda nesta semana, uma nova reorganização no São Vicente possibilitou a ampliação para 116 leitos, todos exclusivos para o tratamento de coronavírus”, afirma o gestor.

VEJA TAMBÉM

GRAVIDEZ DURANTE PANDEMIA DE CORONAVÍRUS: MÉDICA DIZ QUE É MELHOR EVITAR

NA FISK DA VILA VIRGÍNIA, NA RUA DO RETIRO, PARCERIA ESPECIAL COM A CDL

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI