Enquanto escrevo esse artigo, assisto ao noticiário das 18 horas, cujas manchetes remetem à cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Impossível não se emocionar… Uma semana depois do estouro da barragem, que vomitou criminosamente toneladas de lama sobre centenas de pessoas, sinto um peso no peito ao saber que para muita gente, especialmente os familiares das vítimas, a tragédia continua e continuará latente, sofrida, desesperadora por muitos e muitos anos. E os culpados, serão punidos?
Quando falo em culpados me refiro aos diretores e presidente da mineradora Vale, responsável pela barragem. Esses burocratas engravatados, pagos a peso de ouro para gerenciar essa empresa sabiam dos riscos, sabiam da fragilidade do sistema utilizado para o armazenamento dos rejeitos, sabiam dos danos que um vazamento poderia causar ao meio ambiente e pior, também sabiam do perigo que um acidente poderia resultar para toda a comunidade que trabalhava e residia na região. Impossível uma empresa do porte da Vale não ter esse cenário.
É isso o que mais me revolta nesta tragédia. Ver o presidente da Vale diante das câmeras prometendo dinheiro para as famílias destroçadas pela dor da perda dos filhos, maridos, esposas, como se isso fosse suficiente para amenizar o sofrimento. Será que R$ 100 mil pagam uma vida? Pasmem, mas o presidente da Vale ganha um salário mensal no valor de 1,6 milhão. A quantia oferecida pela empresa é uma migalha, um insulto. Esse sim deveria estar na cadeia junto com todo o seu milionário estafe. Ele e seu grupo são os responsáveis diretos pela tragédia. Num país mais sério, já estariam no xadrez.
MAIS ARTIGOS DE VÂNIA ROSÃO
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER GANHA PODEROSA FERRAMENTA: A WEB
HÁ ALGO DE PODRE NO REINO DA FAROFA
O Brasil mudou e os brasileiros também. Ninguém mais aceita passivamente esse tipo de desrespeito. O que aconteceu em Brumadinho foi um crime e os criminosos devem ser punidos como bandidos que são. Um assassino que mata uma pessoa é julgado e condenado a pena máxima. E quem destrói a vida e o futuro de centenas de pessoas? Dinheiro e promessas de acabar com as barragens não bastam para isentar a empresa Vale e sua diretoria da culpa pela barbaridade que estamos assistindo nesta última semana nos noticiários. É preciso fazer justiça e a meu ver isso só será possível com a prisão dos diretores da mineradora. Sem isso, novos “Brumadinhos” e novas “Marianas” vão continuar a acontecer diante dos nossos olhos.(Foto: Israel Defense Forces)
VÂNIA ROSÃO
Formada em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Trabalhou em jornal diário, revista, rádio e agora aventura-se na internet.