Na sessão desta noite, os vereadores de Jundiaí deverão acabar com a versão em papel da Imprensa Oficial do Município. A economia será de R$ 450 mil por ano. O jornal serve para a publicação dos atos oficiais do Executivo e do Legislativo. O projeto é de autoria do prefeito Luiz Fernando Machado.
A Imprensa Oficial de Jundiaí existe desde 1978, segundo a justificativa do prefeito. Hoje, a publicação virtual e a imprensa são disponibilizadas pela Prefeitura. Porém, com a internet cada vez mais acessível, o jornal em papel passou a ser um custo desnecessário para os cofres públicos. Afinal, a internet dispõe de outros recursos que facilitam a leitura dos despachos, compras e outras decisões da Prefeitura e também da Câmara Municipal.
Com a proposta, a Prefeitura segue a tendência mundial de utilizar cada vez mais a internet. Recentemente, o jornalista Ethevaldo Siqueira, especialista em novas tecnologias da comunicação, disse no programa ‘Roda Viva’, da Cultura, que o jornal impresso como veículo diário de informação já acabou. Segundo ele, os impressos não conseguem mais competir com a rapidez da internet. Ethevaldo disse ainda que o jornal New York Times vem fazendo há anos a transição do impresso para o virtual. Até 2020, este veículo – um dos mais tradicionais do mundo – deixará também de existir em papel.
VEJA TAMBÉM
POSSÍVEL SOLUÇÃO PARA O GRENDACC SÓ NA SEGUNDA QUINZENA DESTE MÊS
Hospital São Vicente – A partir deste mês, o Governo do Estado de São Paulo irá repassar R$ 600 mil para o Hospital São Vicente de Paulo. A definição sobre o repasse ocorreu em reunião realizada entre o prefeito Luiz Fernando Machado e o secretário estadual de Saúde, Davi Uip, em São Paulo..
De acordo com o prefeito, o recurso deve auxiliar na manutenção das atividades do hospital, referência regional em procedimento de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). “A nossa preocupação é garantir assistência às pessoas que precisam do São Vicente”, disse Luiz Fernando.
O repasse do Governo do Estado para o hospital está assegurado até o final deste ano. “O Hospital São Vicente é um parceiro do governo e tem um papel fundamental na área de saúde. Por isso, trabalhamos no sentido de firmar uma solução definitiva para o custeio”, afirmou o prefeito.
Ainda segundo o chefe do executivo, além do recurso, o Governo do Estado sinalizou sobre o andamento da reorganização da rede de saúde do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), contemplando o pacote de serviços do Hospital Regional de Jundiaí.