Esporte, em Jundiaí, é ferramenta para INCLUSÃO SOCIAL

inclusão social

Com o Peama(Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas), Jundiaí desenvolve a inclusão social e acolhimento por meio do esporte. Na reportagem de Tayana Konrath, da TVTEC, você vai conhecer a história de dois participantes do programa – Janaína e Alessandro – que tiveram as vidas transformadas pelo esporte e ganharam a tão sonhada inclusão social. Dê um play!!!

SAIBA MAIS SOBRE O PEAMA

Idealizado e implantado em 1996, o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Unidade de Gestão de Esportes da Prefeitura de Jundiaí, tem como objetivo principal democratizar o acesso às atividades esportivas, e assim incluir pessoas com deficiência utilizando o esporte como ferramenta.

Atualmente atendemos 334 alunos, e já passaram por nós aproximadamente 1.500 pessoas com deficiência.

O Peama oferece gratuitamente 16 modalidades: atividades náuticas, atletismo, bocha, caminhada, capoeira, ciclismo, corrida de rua, dança, escola da bola, futsal, ginástica rítmica, goalball, karatê, musculação, natação e tênis de campo.

Para fazer parte do Peama é necessário agendar uma entrevista no Bolão, pelo telefone (11) 4521-6848. Neste dia conhecemos o aluno e suas características. O aluno e/ou seu responsável conhece nosso trabalho e as possibilidades de atividades.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h no CECE Dr. Nicolino de Lucca (Bolão) e no Parque da Cidade. O público-alvo são pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas e pessoas com transtorno mental e do espectro autista de Jundiaí e região.

O Peama idealizou e realiza anualmente vários festivais que foram criados para que, além dos nossos alunos, alunos de instituições de Jundiaí e região pudessem participar de eventos esportivos, nos equipamentos próprios e oficiais para as práticas como pista de atletismo, piscina olímpica, quadras de tênis e palcos. E ainda, por se tratar de festivais, o importante é que esse aluno tenha uma vivência positiva na modalidade, competindo com pessoas no mesmo nível de habilidade e com as adaptações necessárias, onde todos, sempre, são premiados.

Festivais realizados: Fera, Frena, Mostra de Dança, Batizado de Capoeira, Mountain Bike, Triathlon Unificado, Frec, Festival de Duplas de Bocha, Frete, Futebol Possível

Projetos realizados: PEAMA nas Escolas, Escolas no PEAMA, Inclusão ao Contrário, Aluno Monitor, Expedição Peama, Vivências em novas modalidades, Pensando Peama e Desafio sobre rodas.

Para saber mais sobre o PEAMA, acesse:

VEJA TAMBÉM

FALCÃO, O PELÉ DO FUTSAL, PARTICIPARÁ DE JOGO COMEMORATIVO EM CABREÚVA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI