Indústrias de Jundiaí e região: US 2 bilhões de saldo negativo

Segundo o balanço comercial da Ciesp-SP, de janeiro a maio deste ano, as indústrias da regional de Jundiaí tiveram saldo negativo de US2.228 bilhões, somando exportações, importações e corrente de comércio. No ano passado, no mesmo período, o saldo também foi negativo: US2.005 bilhões. Campinas teve déficit de US 3.383 bilhões nos cinco primeiros meses deste ano, ficando atrás apenas de São Paulo, com US3.512 bilhões. Sorocaba teve resultado negativo de US449,6 milhões. A estatística com os números do primeiro semestre, incluindo junho, ainda não foi divulgada.

As exportações das indústrias da regional – formada por Jundiaí, Cabreúva, Cajamar. Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Várzea Paulista e Vinhedo – registraram US$ 996,3 milhões no período, um decréscimo de 4,2% na comparação com 2023. Já as importações somaram US$ 3,23 bilhões, o que significa um crescimento de 5,9% frente ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Ciesp

Os principais produtos exportados foram máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos(23%), produtos de perfumaria(10,1%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos(8,8%). Por outro lado, as importações da regional se concentraram em máquinas, aparelhos e materiais elétricos(28,9%), máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos(19,3%) e produtos farmacêuticos(7,7%).

No período analisado, os principais destinos das exportações das indústrias de Jundiaí foram Estados Unidos(18,8%), Argentina(15,9%) e México(9,8%). Por sua vez, as compras da regional tiveram como principais origens China(31,9%), Estados Unidos(10,9%) e Alemanha(9,7%).

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES