Há uma crescente preocupação sobre os impactos ds inteligência artificial (IA) na educação em todos os seus níveis, especialmente na formação profissional. Inicialmente qualquer análise deve considerar que este não é um fenômeno que ocorrerá, pois já está ocorrendo e é irreversível. Assim, conviver com o crescente uso de novas tecnologias, especialmente os aplicativos como o chat gpt, será inevitável e o melhor a fazer é trabalhar com esses elementos e não buscar formas de impedir ou retardar suas aplicações. Também será de pouca valia a tentativa de regulamentar o seu uso, pois seu desenvolvimento sempre será muito mais rápido do que a produção de quaisquer normatizações. Quando as regras estiverem aprovadas a realidade já será outra. Absoluta perda de tempo e recursos.
“As Inteligências Artificiais são representadas por um conjunto de tarefas complexas executadas em altíssimas velocidades associadas aos seres inteligentes utilizadas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma”. Esta é uma definição obtida pelo chat gpt na internet. A palavra “inteligência” tende a ser polissêmica o que nos leva a acreditar que estes algoritmos raciocinam o que, decididamente, não é verdade. Eles só trabalham com probabilidades e estatísticas com uma rapidez muito acima da capacidade humana com os dados disponíveis na própria internet sendo, assim, indispensável verificar sua veracidade.
Nos cursos de formação profissional, como os técnicos de nível médio, algumas mudança nas habilidades serão necessárias, pois as IA está alterando o conjunto de exigências para os profissionais técnicos. Com a automação de tarefas repetitivas e baseadas em regras, é necessário que os técnicos desenvolvam habilidades em áreas que complementem a IA, como pensamento crítico, resolução de problemas complexos, criatividade e habilidades de comunicação. E mais, a criação de novas especialidades: A IA está criando demanda por novas especialidades técnicas, como a programação de sistemas de IA, análise de dados, aprendizado de máquina e engenharia de dados. Os técnicos precisam se atualizar e construir conhecimentos nessas áreas emergentes para acompanhar as demandas do mundo produtivo.
Outros aspectos também serão relevantes: aumento da eficiência e produtividade. A IA pode ajudar a aumentar a eficiência e a produtividade nos processos técnicos, permitindo que os profissionais realizem tarefas de forma mais rápida e precisa. Isso pode liberar tempo para que se concentrem em tarefas mais complexas e de maior valor agregado; colaboração com sistemas de IA: os técnicos podem trabalhar lado a lado com sistemas de IA, aproveitando sua capacidade de análise de dados em larga escala e aprendizado contínuo. Isso requer habilidades de integração e interação com sistemas de IA, a fim de aproveitar ao máximo seu potencial; adaptação contínua: A rápida evolução da IA requer que os profissionais técnicos estejam preparados para se adaptar constantemente às mudanças tecnológicas. Eles devem estar dispostos a aprender continuamente, acompanhar as atualizações e desenvolvimentos na área de IA, e estar prontos para construir novas habilidades à medida que as tecnologias avançam.
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FÓRUM DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Em resumo, a inteligência artificial está “reconfigurando” a formação profissional exigindo o desenvolvimento de novas habilidades e competências, a ampliação de especialidades em áreas emergentes e uma mentalidade de adaptação contínua. Os técnicos que se mantêm atualizados e conseguem aproveitar o potencial da IA têm maiores chances de se destacar em quaisquer campos de atuação profissional. Este é o perfil de saída desejável na formação profissional de hoje. Cabe às instituições de ensino se “reconfigurarem” também emergindo do contexto conservador focado no ensino de conteúdos que será certamente substituído pela Inteligência Artificial.(Foto: innovacioneducativa.upc.edu.pe)
FERNANDO LEME DO PRADO
É educador
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