Festa da Uva: Fabiana é a primeira rainha INTERSEXO

intersexo

No dia 11 de novembro último aconteceu a eleição da Corte da Festa da Uva de Jundiaí de 2023, no Teatro Polytheama. A rainha escolhida foi a modelo Fabiana Ramos, de 35 anos. Ela já tinha sido Miss Caieiras(2018) e rainha do rodeio de Jaguariúna(2022). O que não foi divulgado é que Fabiana é uma pessoa intersexo, alguém que nasceu com formação indefinida dos órgãos genitais. Décadas atrás, a modelo seria chamada de ‘hermafrodita’. Este termo não é mais aceito. A falta de divulgação sobre a intersexualidade não foi um pedido dela. Muito pelo contrário. A rainha diz que faz questão de abordar o assunto justamente para inspirar outras pessoas na mesma situação. O Jundiaí Agora entrevistou Fabiana:

Quando você foi escolhida rainha do rodeio de Jaguariúna, o fato de ser uma pessoa intersexo ganhou repercussão nacional. Não acha estranho que ao vencer o concurso da Festa da Uva de Jundiaí nada tenha sido divulgado a respeito?

Sim. Não entendi o que aconteceu. Mas, como fui informada, entrevistas serão agendadas e deverei falar sobre isto…

SAIBA MAIS SOBRE INTERSEXUALIDADE CLICANDO AQUI

No dia da eleição você foi questionada? Falou sobre a sua intersexualidade para o público no Teatro Polytheama?

Sim. Como o tema era livre falei sobre isto. Gosto de participar de coisas que ninguém fez. Uma pessoa intersexo ser eleita rainha de um evento como a Festa da Uva de Jundiaí é algo de relevância nacional e mundial. Quando fui escolhida rainha do rodeio de Jaguariúna recebi uma homenagem da OAB(veja vídeo abaixo) por mostrar que sou mulher, que posso servir de inspiração. Esta é a minha causa. Muita gente com a mesma condição prefere se esconder.

Jundiaí é uma cidade muito tradicional. O que percebeu quando disse no concurso que é uma pessoa intersexo?

Creio que muitos não gostaram. Porém, como os jurados não eram de Jundiaí e os requisitos para ser rainha iam além da beleza, imagino que a aceitação foi maior…

Acha que se os jurados fossem de Jundiaí você seria eleita?

Possivelmente não(risos)…

Como você pretende desempenhar o cargo de rainha da Festa da Uva, o evento mais importante da cidade?

Serei profissional. É uma festa que exige o melhor e eu darei o meu melhor. Quero que minha participação abra portas para outras pessoas parecidas comigo. Quero que elas entendam que a situação delas é uma coisa natural.

Há quanto tempo mora em Jundiaí?

Dois anos.

Em qual bairro?

Moro no Engordadouro…

Algumas publicações na época do rodeio de Jaguariúna disseram que você mora naquela cidade…

Não! Minha mãe tem uma chácara lá…

E quais são os lugares de Jundiaí que você gosta de frequentar?

Não saio muito. Sou caseira…

COMO A ESCOLHA DE FABIANA REPERCUTIU???

A Associação Agrícola de Jundiaí é coorganizadora da Festa da Uva. O presidente da entidade, Renê Tomazetto, informou que sabia que Fabiana é uma pessoa intersexo. “É normal. Não tenho nada o que falar a respeito. Quem a julgou achou que ela era a melhor candidata para representar a festa”, disse. Tomazetto afirmou ainda que não conhece Fabiana pessoalmente.

O vereador Paulo Sérgio Martins(PSDB), talvez o mais liberal da Câmara de Jundiaí, afirmou que a escolha não tem nada de mais. “Ela é uma mulher. Participou do concurso e venceu. Todo mundo sabia. Vai assumir o posto de rainha e quem não concorda vai ter que engolir. Isto ajuda a reduzir os preconceitos e a homofobia”, comentou.

Para a advogada Rose Gouveia, mulher feminista lésbica, “Fabiana escolheu um concurso importante para dar visibilidade ao tema e isso deve ser encarado de forma natural. As pessoas, com certeza, vão entender mais sobre a intersexualidade, algo normal, que sempre existiu. Se a Fabiana, rainha da Festa da Uva, quiser falar a respeito, ela tem direito”, afirmou.

Felipe Pinheiro, presidente estadual do PDT Diversidade, ficou feliz ao saber da eleição da primeira rainha intersexo do evento mais importante de Jundiaí. “Este gesto da organização não apenas prestigia o trabalho individual da Fabiana, que é bastante merecido. Mas, pelo peso e importância da tradição do evento, dará visibilidade à diversidade que existe em nossa sociedade e como isso pode acontecer de forma tão natural e harmoniosa, como deve ser. A Corte da Uva eleita transmite os valores mais modernos de civilidade, respeito e inclusão”, disse.

O Jundiaí Agora também procurou personalidades tidas como conservadoras. Até agora ninguém deu retorno.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES