IOF

iof

Você já pesquisou hoje ‘o que é IOF’? Pois saiba que as buscas pelo imposto bateram recorde em maio de 2025, segundo o Google Trends, sinal de que muita gente está se perguntando: ‘Quanto custa, afinal, essa mordida do governo?’. Com o decreto que foi barrado pela Câmara dos Deputados, o Ministério da Fazenda queria endurecer a cobrança de IOF em operações cambiais, previdência privada (VGBL) e crédito. E quem não se antecipasse poderia acabar pagando bem mais.

Por que está rolando tanto buzz? Em maio as buscas por IOF foram seis vezes maiores que em abril, e superaram febre antiga como a alta de 2008. Estamos em um pico histórico! As principais dúvidas: “Quem paga?”, “como calcular?”, “IOF incide em LCI?”. Ou seja, o brasileiro quer entender em detalhes.

Onde isso impactaria seu bolso:

1. Câmbio – Remessas para investimentos: ainda 1,1%; tudo o mais (estudos, turismo, compras online): pularia para 3,5%.

Previdência VGBL – Antes “escondido”, com o decreto pesaria no seu retorno.

Crédito – IOF mais caro é igual a custo da dívida lá no alto.

Dicas práticas:

Calcule antes de pagar. Na hora de transferir para o exterior ou contratar uma previdência, use uma planilha ou app para simular o IOF.

Considere alternativas: pode valer mais a pena usar cartão internacional, remessas por fintechs, LDIs ou LCIs.

LEIA MAIS ARTIGOS DE KAUÊ CARVALHO

FUNDO DE EMERGÊRCIA

CINCO PASSOS PARA REORGANIZAR AS FINANÇAS NO MEIO DO ANO

POR QUE PARECE QUE O DINHEIRO ESCORRE PELOS DEDOS?

Planeje o câmbio: evite remeter aos poucos — o IOF é aplicado por operação!

Reveja investimentos: se já investe em VGBL, um reajuste no saldo pode significar uma mordida maior do imposto.(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

KAUÊ CARVALHO

É pós-graduado em Finanças Pessoais pelo Instituto Soape e especialista na Lei do Superendividamento do Brasil. Atua há mais de cinco anos ajudando pessoas a reestruturarem suas vidas financeiras, com visão global e adaptada às diferentes realidades de contexto. @kauecarvalhoconsultor

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES