IPEM realizará verificação de radares em Jundiaí

ipem

O Ipem(Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), vinculadao à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, fará verificação metrológica nesta quarta-feira(24), a partir das 9h, nos radares instalados nos seguintes endereços em Jundiaí:

  • Rua Cica, próximo à rua das Pitangueiras (sentido bairro/centro);
  • Rua Vigário João José Rodrigues, próximo à rua Engenheiro Monlevade (sentido centro/bairro);
  • Avenida Osmundo dos Santos Pellegrini, próximo ao nº 1.401 (sentido centro/bairro);
  • Avenida Osmundo dos Santos Pellegrini, próximo à avenida Roberto Simonsen (sentido bairro/centro).

Diariamente, o Ipem realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem.

As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado(padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem.

Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.

Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) clicando aqui.

Redução de acidentes- Os acidentes de trânsito sem vítimas fatais caíram 12,5% entre maio e outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. A queda coincide com o início da operação dos radares em diferentes ruas e avenidas de Jundiaí. Os dados são do sistema Infosiga, do Governo do Estado de São Paulo, e levam em conta os acidentes ocorridos em vias municipais, ou seja, dentro da cidade.

Ao todo, foram 795 acidentes em 2020 contra 696 este ano. Nos seis meses analisados, 2021 supera 2020 apenas em junho. A tendência de queda nos acidentes foi observada anteriormente, na consolidação dos dados de maio a setembro, quando chegou a 7%.

Na comparação entre outubro de 2020 (168 acidentes) com outubro de 2021 (126 acidentes), a queda chega a 33%, realidade muito diferente da comparação entre os mesmos meses de 2019 e 2020, quando houve um aumento de 7% nos acidentes (de 155 para 168) e ainda não havia sido iniciada a operação dos radares no município.

VEJA TAMBÉM

DÊ UM PLAY E CONFIRA O RECADO DA PROFESSORA MARIA CLÁUDIA, DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI