O tempo é curto, mas a beleza é incomparável. Quem circula pelas ruas, praças e parques de Jundiaí nos últimos dias já deve ter se encantado com o colorido dos ipês amarelos. Suas flores, que surgem apenas por algumas semanas no ano, transformam a paisagem e reforçam a conexão da cidade com a natureza.
Assim como acontece com os ipês brancos e roxos, essa floração intensa é estimulada pelo tempo seco. Nas ruas, essas árvores costumam chegar a cerca de cinco metros de altura, enquanto na natureza podem crescer ainda mais. Apesar de não oferecerem grande sombra, por conta da copa mais leve, os ipês são importantes pela beleza que proporcionam ao ambiente urbano e também pelos benefícios ambientais. O néctar das flores, por exemplo, é fonte de alimento para diferentes espécies, como beija-flores, abelhas e maritacas, fortalecendo a biodiversidade local.
De acordo com o diretor do Departamento de Praças e Jardins da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fabiano Rodrigues de Oliveira, o plantio e o cuidado com as árvores da cidade integram as políticas de sustentabilidade e de valorização dos espaços públicos. “As árvores tornam nossas ruas e praças mais bonitas e agradáveis, contribuem para a qualidade de vida e ainda têm papel fundamental para a fauna urbana. O ipê amarelo é um exemplo de como a natureza se expressa com intensidade em nossa cidade”, destaca.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES