Um SUV criado para derrubar a barreira do preconceito e mostrar que os chineses sabem muito bem como produzir um carro de luxo e dentro de poucos anos vão dominar o mercado mundial. Exagero? Talvez não! O JAC T80, que foi lançado este ano no nosso mercado, oferece padrões de acabamento, conforto e de qualidade mecânica no mesmo nível de fabricantes tradicionais, que qualquer um de nós compraria de olhos fechados.

Bem fabricado, com desenho muito atual e bastante atraente, o SUV de luxo da JAC foi desenhado em parceria entre os estúdios da marca na Itália e no Japão.

O projeto mecânico, que inclui motor 2.0 turbo, com 210 cavalos de potência e transmissão com dupla embreagem de seis velocidades desenvolvido na Bélgica, conta com tecnologias de ponta, usadas por todas as marcas do chamado primeiro time…

Os controles de tração e equipamentos de segurança vem da alemã Bosch, o sistema de injeção da norte-americana Delphi, os amortecedores são da japonesa Tokiko, isso só para citar algumas das marcas que participam do projeto…

Do lado de dentro, espaço para 7 passageiros, sendo que o carro traz dois assentos escamoteáveis no porta-malas, bancos em couro com acabamento em pespontos vermelhos e ajuste elétrico nos dois dianteiros.

Os bancos dianteiros, que ainda trazem sistemas de ventilação e de aquecimento, são produzidos pela norte-americana Johnson Control. O assento do motorista conta, ainda, com duas memórias de posição e um sistema de massageamento das costas. Tá bom assim?

Com relação à segurança, o carro traz de série seis airbags, sendo dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina. Os sistemas de segurança ativos trazem uma verdadeira sopa de letras que inclui: BAS –Distribuição eletrônica da força de Frenagem, TCS – Controle de Tração, ESP – Controle de estabilidade, HSA – Assistente de descida de rampa, BOS –Sistema de aumento da força de frenagem, TPMS – Monitoramento da pressão e temperatura dos pneus, IMMO (imobilizador de motor)… Ufa! Ah, e o freio de estacionamento tem acionamento elétrico e conta com assistente de saída em rampa, que mantém o carro freado nas saídas em ladeiras.

Para quem adora tecnologia, o painel de instrumentos é uma tela LCD digital de 12.3 polegadas que permite três configurações temáticas e a visualização de todas as funções do veículo, multimídia etc.  Ao lado dela, bem no centro do painel, está a central multimídia, com tela sensível ao toque, onde você visualiza, entre outras coisas, os comandos do ar-condicionado de duas zonas de temperatura, o espelhamento do celular, os comandos do sistema de som e o sistema de monitoramento com câmeras 360 graus.

O sistema de som da versão mais completa, que vem equipada com teto solar panorâmico de 1,38m, é da marca americana Infinity, reconhecida pela altíssima qualidade dos seus sistemas de áudio. São 10 alto-falantes e 280 watts RMS.

Bom, todo esse belo pacote de equipamentos complementa o comportamento do carro, que é bastante ágil nas arrancadas, apesar dos seus 1.775 quilos, estável e seguro em velocidades mais elevadas e com médias de consumo entre 9 e 11 km/l rodando em circuito misto, que inclui o trânsito urbano e rodovias.

PARA MAIS TEST DRIVE CLIQUE AQUI

Trazido para concorrer com o Compassa da Jeep, Hyundai Tucson, Kia Sportage e Volkswagen Tiguan, o T80 não faz feio, inclusive no preço! A versão de entrada, que só não traz o teto panorâmico e o som da Infinity, custa R$ 139.900 e chega aos R$ 144.990, na versão topo de linha.

Durante a semana que rodamos com o T80, a pergunta que mais ouvimos foi: “Vale à pena investir essa grana num chinês?”  Depois de conhecerem as qualidades do carro, todas as pessoas que me questionaram foram unânimes em afirmar: Vale! ©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2019


COMERCIAL DA SEMANA

Audi faz spoiler sobre o futuro

Você já parou para pensar como será a vida do motorista daqui alguns anos?

Os carros elétricos viáveis, com boa autonomia e segurança e que até bem pouco tempo faziam parte dos planos para o futuro, já são uma realidade.

Hoje todos os fabricantes de automóveis investem pesado em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias que façam os motores elétricos e as baterias serem cada vez mais eficientes.

Se há alguns anos o principal problema era a autonomia das baterias, que permitiam rodar apenas alguns poucos quilômetros, hoje elas permitem que se rode entre 200 e 500 quilômetros com uma única carga completa, como é o caso do Tesla S.

Para mostrar como será a vida dos motoristas daqui alguns anos, a Audi produziu um belo comercial, com uma trilha suave e envolvente, mostrando um dia na vida do dono de um carro elétrico da marca.

Vale a pena ver, não só pelo capricho na produção do filme, e conhecer como é diferente rodar num carro 100% elétrico. Bom divertimento! ©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2019


VEJA VÍDEOS

CABELOS: DRA. LUCIANE WOOD FALA O QUE É PROIBIDO PARA AS GRÁVIDAS

EXISTE VACINA CONTRA COBREIRO. ASSISTA VÍDEO DA CLÍNICA TRIVACIN PREMIUM!

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA, 102 ANOS

“O ROSA FOI A BASE PARA MINHA PROFISSÃO”, AFIRMA RENAN

PROJETO INTEGRADOR AJUDA AMANI NA FACULDADE

KAUÊ FEZ PUBLICIDADE NO ROSA E AGORA TRABALHA NA NESCAU

UMA FAMÍLIA QUE COMEÇOU E CONTINUA LIGADA À ESCOLA LUIZ ROSA

JÚLIA, DO CURSO DE PUBLICIDADE PARA O MACKENZIE

CONJUNTO DE CIRCUNSTÂNCIAS RESULTAM EM INOVAÇÕES NA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

TEATRO ESTUDANTIL ROSA, O INÍCIO DA CARREIRA DO ATOR CARLOS MARIANO

CONHEÇA A HISTÓRIA DA ESCOLA MAIS TRADICIONAL E – AO MESMO TEMPO – MAIS INOVADORA DE JUNDIAÍ!

JOSÉ MAURO LORENCINI FOI ALUNO, PROFESSOR E PRESTADOR DE SERVIÇO

FERNANDO COSTA E SILVA, O EX-PROFESSOR QUE APRENDEU A SUPERAR LIMITES