O Jardim Botânico de Jundiaí foi inaugurado no dia 29 de dezembro de 2004 e tem área de 150.000 m². A ideia original era de recuperar uma área pública que sofria degradação há décadas. No local ocorreu extrativismo mineral. Também recebeu lixo e entulho. Plantas exóticas surgiram. Incêndios eram constantes. Com o Jardim Botânico, o terreno ganhou ciclovia e pista para caminhada, exposições e jardins temáticos, além de viveiro de mudas. As portarias ficam nas avenidas Navarro de Andrade, 120, e Antônio Frederico Ozanam, 6700.

A ciclovia interliga o Jardim Botânico de Jundiaí ao Parque da Cidade, foi inaugurada no dia 12 de outubro de 2011. Possui 4,3 quilômetros de distância até o Parque da Cidade e 2,7 km no interior deste, totalizando 7 km de extensão. A ciclovia possui 4 tipos de pavimentação: paralelepípedos e asfalto no Jardim Botânico e saibro e concreto usinado no Parque da Cidade.
O local possui um acervo de plantas que abrange espécies nativas da flora brasileira e espécies exóticas destinadas à exposição e atividades educacionais do Jardim Botânico. Esse acervo está dividido em coleções das seguintes categorias:
- Temáticas, com as coleções de “Cactos e suculentas”, “Orquídeas”, “Palmeiras”, “Plantas da Amazônia”, “Plantas Aromáticas e Medicinais”, “Plantas ornamentais” e “Plantas da África”.

- Paisagismo e jardins de exibição, da qual fazem parte os canteiros de flores e os jardins temáticos “ Espaço África, “Jardim Italiano” e “Jardim Japonês”.
- Comunidade de ocorrência natural – abrange as plantas estabelecidas do remanescente natural do Jardim Botânico.
O viveiro do cultiva plantas de diferentes espécies, coletadas em Jundiaí e região. Esta atividade só foi possível graças a criação de uma equipe técnica que realiza coletas de sementes e propágulos frequentemente para reprodução vegetal. Estas mudas são utilizadas para compor coleções de plantas do próprio jardim e para plantios em áreas públicas da cidade.

O comércio e doação de mudas não é permitido no local. Em ocasiões especiais podem ser realizadas permutas com outras Instituições parceiras.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES