VÍDEO-Bolsonaro diz que morou na rua JOÃO SCABIN, em Jundiaí. Será?

Em 1964, exatamente no ano em que os militares tomaram o poder – para alguns, revolução; para outros, golpe – Jair Bolsonaro morava na rua João Scabin, 107, no Vianelo (foto acima). A informação é dele próprio, em vídeo postado na rede social de um candidato a deputado de Jundiaí. Bolsonaro é candidato à Presidência da República pelo PSL.

Num outro vídeo, de dezembro do ano passado (abaixo/extraído do canal do Youtube do próprio Bolsonaro), o capitão da reserva reafirma que morou na cidade. No primeiro, no entanto, ele é mais detalhista. “Morei em Jundiaí em 1964, no Vianelo, rua João Scabin, 107. Estudei no Siqueira de Morais, em cima do morro. Tenho grande carinho e afinidade com Jundiaí”, relata.

O site de Jair Messias Bolsonaro afirma que ele nasceu em Campinas, no dia 21 de março de 1955. A Wikipedia, contudo, explica que ele foi registrado em Campinas. O nascimento mesmo ocorreu na cidade de Glicério, na região de Araçatuba. Jundiaí não é citada nestas e em outras biografias virtuais consultadas pelo JA.

Em 1964, época em que teria vivido em Jundiaí, o capitão da reserva tinha nove anos. Além da precisão ao citar o nome da rua do Vianelo, o candidato também dá uma descrição correta do Siqueira de Moraes na década de 1960. Hoje, a escola fica na rua 23 de Maio. Mas, no ano citado pelo candidato, ficava bem no início da rua Barão de Jundiaí, perto da Câmara Municipal, no prédio ocupado hoje pela Pinacoteca. De fato, aquele trecho da Barão é um morro de onde é possível ver o Vianelo e vila Progresso, entre outros bairros. A escola só foi transferida para o endereço atual em 1988. Depois, o antigo prédio da rua Barão abrigou a Biblioteca Municipal e, agora, a Pinacoteca.

O Jundiaí Agora enviou solicitação de informações para a assessoria de Bolsonaro, através do site de campanha, e também para o gabinete, em Brasília. Ninguém deu retorno. Também foram feitos contatos com vários comerciantes e moradores da rua João Scabin. Todos eles disseram que nunca ouviram falar de que o candidato teria morado em Jundiaí, muito menos naquela rua. No Siqueira, um funcionário disse que, a princípio, não haveria registros da passagem de Jair Bolsonaro pela escola. O JA encaminhou um pedido de informação à Secretaria de Educação do Estado. Até o momento, a resposta não foi enviada.

VEJA TAMBÉM

LUIZ FERNANDO MACHADO FARÁ PRESTAÇÃO DE CONTAS NO SINCOMERCIO