Juiz condena BIGARDI por improbidade administrativa

O ex-prefeito de Jundiaí Pedro Bigardi (PSD) foi condenado pelo juiz Gustavo Pisarewski Moises por improbidade administrativa. Bigardi contratou 306 funcionários comissionados (sem concurso público). A denúncia foi feita pelo Ministério Público.

Na setença, Moisés afirma que para cargos de direção – como cargos de direção – Bigardi poderia ter contratado funcionários sem concurso. O juiz, além da condenação, pede a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito por três anos.

LEIA TAMBÉM:

APESAR DA CRISE, PREFEITO DE VÁRZEA PROMETE ENTREGAR OBRAS JÁ NESTE SEMESTRE

ESCOLAS ESTADUAIS PODERÃO TER AULA SOBRE DROGAS

Assim que a sentença for publicada, a defesa de Pedro Bigardi promete recorrer. Segundo a assessoria dele, “as contratações foram efetuadas de acordo com autorizações legislativas vigentes, sem qualquer vício de ilegalidade ou inconstitucionalidade. Elas ocorreram como vinham sendo feitas nas gestões anteriores. Se improbidade houvesse, seria por parte daqueles que criaram os cargos e os preencheram ao longo de mais de 20 anos.

Na gestão Pedro Bigardi, 105 cargos comissionados foram extintos e 91 concursos públicos foram realizados, dos quais 32 ainda estão em execução. Somente em 2013, 867 servidores de carreira foram nomeados. Isso demonstra a boa-fé e regularidade na forma de provimento dos cargos públicos, de acordo com o ordenamento constitucional.