O juiz de Direito Dirceu Brisolla Geraldini, da 6ª vara Cível de Jundiaí, determinou o bloqueio da CNH e do passaporte de executado. A informação é do site Migalhas. O magistrado considerou que a medida não se afigura gravosa porque não há provas de que o executado seja motorista profissional que retira o seu sustento e de sua família na condução de veículo. O processo tem o número 1012846-27.2013.8.26.0309 e corre em segredo de justiça. O bloqueio foi pedido por uma empresa de empreendimentos imobiliários. Detran e Polícia Federal já foram avisados para bloquear os documentos.
A decisão ajusta entendimento anterior do juiz à posição adotada pelo STF. Em recente julgamento, a Suprema Corte reconheceu a constitucionalidade da apreensão da CNH e de passaporte de inadimplentes para garantir o cumprimento de ordem judicial.
Para o juiz, ao confirmar a legalidade da apreensão, o STF buscou promover a concretização dos princípios constitucionais da inafastabilidade da jurisdição e da razoável duração do processo, além de conferir efetividade às decisões judiciais.
O magistrado ressalta, ainda, que o art. 139, IV, do CPC estabelece que incumbe ao juiz “determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento da ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária”.(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES