Jundiaí é a terceira melhor do Brasil, segundo IPS 2025

jundiaí

O Índice de Progresso Social (IPS), divulgado ontem(29), colocou Jundiaí na terceira colocação entre cidades com melhor qualidade de vida no Brasil. O índice avaliou os 5.570 municípios do país. Jundiaí teve a pontuação de 73,6, em escala que vai de 0 a 100. O levantamento, segundo o Estadão, é feito com base em 57 indicadores sociais e ambientais e revela que, apesar de avanços, os desafios para garantir qualidade de vida à população brasileira ainda são grandes e, sobretudo, desiguais.

CLIQUE AQUI E SAIBA TUDO SOBRE O IPS BRASIL 2025

A escolha dos indicadores usados no cálculo obedece a critérios como relevância social ou ambiental, divididos em três dimensões: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades. Isso ajuda a explicar, por exemplo, o motivo de cidades mais pobres terem desempenho melhor do que municípios mais ricos. Ainda assim, na média, cidades mais ricas e com maiores facilidades de acesso tiveram melhores desempenhos.

A edição deste ano trouxe uma atualização: foram incluídos cinco novos indicadores: consumo de alimentos ultraprocessados, resposta ao benefício previdenciário, resposta a processos familiares, índice de vulnerabilidade das famílias e famílias em situação de rua. Diferentemente de índices econômicos como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o IPS mede diretamente como resultados sociais e ambientais refletem na vida das pessoas, explicou o Estadão.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES