Jundiaí poderá ter ESTAÇÃO de trem de média velocidade

A Prefeitura de Jundiaí informou que tem conhecimento de um projeto de implantação de trem ligando a São Paulo até a cidade de Americana. A informação foi divulgada pelo Jundiaí Agora no último dia 23. Segundo a Unidade de Mobilidade e Transporte da Prefeitura, o projeto original conta com uma estação em Jundiaí.

Existem algumas divergências entre as informações da Unidade de Mobilidade e Transporte da Prefeitura e o que foi divulgado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Primeiro: a Prefeitura afirma que o projeto é coordenado pelo Governo do Estado de São Paulo. Já a ANTT diz que o Governo Federal é quem está realizando os estudos. Além disto, a agência explica que, caso seja realmente implantado, o trem será de média velocidade. A Unidade de Mobilidade e Transporte de Jundiaí alega que será um trem de alta velocidade.

A nota divulgada pela assessoria de imprensa afirma ainda que a Prefeitura de Jundiaí tem total interesse na iniciativa, que visa ligar duas regiões metropolitanas e importantes produtoras do Estado. “Cabe ressaltar que, além de servir como mais uma alternativa de locomoção para os moradores da cidade, o projeto é importante também para o desenvolvimento da linha férrea”, afirma o texto. Por se tratar de um projeto em fase inicial, a Unidade de Mobilidade e Transporte não participou de nenhuma reunião.

VEJA TAMBÉM

TREM DE MÉDIA VELOCIDADE PODE PASSAR POR JUNDIAÍ

Os investimentos conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres passariam os R$ 40 bilhões. A linha entre a Capital e Americana teria 135 quilômetros e custo estimado de US$ 5,5 bilhões. Os trens circulariam com velocidade entre 160 e 180 quilômetros por hora. O Palácio do Planalto também avalia proposta semelhante para Brasília.

Os projetos já estão na Secretaria Executiva do Programa de Parcerias para Investimentos (PPI), do Governo Federal, que quer dividir os custos com empresas privadas. Existe um projeto parecido ligando Brasília até Goiânia. (foto acima: trensdavida.blogspot.com.br)