O Conselho de Turismo de Jundiaí vem se reunindo com frequência. Eles estão trabalhando na revisão do plano municipal que cuida deste setor. Antes de ser colocado em prática, o plano revisado passará por audiência pública e terá de ser votado pela Câmara, segundo Marcela Moro (foto ao lado), diretora de Turismo da Prefeitura. Mas já se sabe que a cidade ganhará mapas (na ilustração principal, o mapa da Rota Turística da Uva) e até pórticos para ajudar nos deslocamentos dos turistas. A entrevista com Marcela Moro:
Por que o Plano Municipal de Turismo está sendo revisado?
Por que consta, em lei, a necessidade de revisão a cada três anos.
Como está sendo feito este trabalho?
Por meio de Oficinas de Planejamento Participativo, organizadas pela Diretoria de Turismo em parceria com o Conselho de Turismo.
Quem está participando?
Os membros do Conselho Municipal de Turismo, que representam os vários segmentos do turismo (hospedagem, alimentação, agenciamento, guias, atrativos turísticos), os representantes das seis rotas turísticas do município e representantes de entidades e associações.
Em algum momento a população será ouvida?
Em audiência pública de apresentação do Plano. A expectativa é de que a revisão estará pronta no início do próximo ano. Depois, irá para a Câmara para aprovação dos vereadores.
No último dia 19 ocorreu reunião para apresentação de startup que ofereceu ferramenta de vídeo 360 graus e visitas digitais. Como pretendem utilizar esta tecnologia no site do Turismo?
Os integrantes do conselho estão analisando esta proposta…
Também haverá uma discussão sobre eventos na Serra do Japi. Que tipos de eventos estão pensando em realizar na reserva ambiental?
Não estão sendo planejados eventos na Serra do Japi. As discussões referem-se a tornar de conhecimento público a legislação que regulamenta a realização de eventos nas áreas da reserva.
Pórticos: quais os objetivos deles e onde serão instalados?
O projeto dos pórticos foi desenvolvido com recursos provenientes da categorização de Jundiaí como Município de Interesse Turístico (Lei Estadual). Serão 29 pórticos instalados nas seis Rotas Turísticas da cidade. O projeto está em análise pelo órgão estadual para posterior assinatura de convênio.
A prefeitura está desenvolvendo um mapa turístico?
Sim. Serão utilizados pelos turistas para facilitar o deslocamento deles. No total serão impressos 15 mil mapas para distribuição em todos os empreendimentos turísticos, atrativos e hotéis, além de serem utilizados em eventos do trade turístico(acima, ilustração do mapa turístico do bairro Terra Nova)
O mapa contará com quais informações?
Estarão identificados todos os atrativos turísticos da cidade, as Rotas Turísticas, os principais serviços de interesse do turista, as principais ruas e avenidas, parques e os meios de hospedagem. Teremos informações de todo o setor turístico e links, por meio de QR Code, para segmentos específicos e informações que não serão inseridas no mapa por questão de espaço físico para tal. O site já tem sido amplamente utilizado e hoje é o principal meio para obtenção de informações sobre o município. O site alcançou, recentemente, a marca de 1,5 milhão de visitas, considerados os últimos três anos.
LEIA TAMBÉM