Dia do Rock: Você lembra da KRIPTA?

Nesta sábado(13), foi comemorado o Dia do Rock. E quem aí se lembra da banda Kripta, que nos anos 1970 fez o maior sucesso em Jundiaí? Além de rock nacional e internacional, também tocavam MPB. Um pouco da história da Kripta, segundo a Jundpédia, organizada pelo jornalista Celso de Paula:

A banda foi formada em janeiro de 1973 pelos músicos Dalmo Gatti (vocal e guitarra), José Luiz Marques (bateria), Paulo Penteado (guitarra), José Luiz Colagrossi (contrabaixo), Cláudio Lísias (teclado) e Ary Ribeiro (vocal) – os três primeiros, ex-componentes do grupo Os Gringos, e os demais, do The Things. As músicas tocadas iam da MPB ao rock nacional e internacional e suas apresentações eram constantes, principalmente, na animação de eventos dançantes do Clube Jundiaiense.

Em 1975, A Kripta passou pela primeira mudança na sua formação, com a saída de Cláudio Lísias e Dalmo Gatti, substituídos, respectivamente, por Ademir Araújo (ex-Napões) e Paulinho Calasans. Alguns meses depois, era Zé Marques quem deixava a bateria, para a entrada de Paulo Donadelli. Passado mais um tempo, entraram os cantores Waldemar Alves Jr. (Morgadinho) e Octacílio (ex-Acquasanta), mas somente este acabou permanecendo.

Dalmo voltou ao grupo em 1977 e Zé Marques em 1978, ficando até o fim, ao lado de Colinha, Paulão Penteado, Paulo Calasans e Octacílio. Uma das últimas apresentações do grupo, nessa fase, deu-se em 1980, em um show pela preservação da Serra do Japi, no Pico do Mirante.

No início dos anos 1990, o grupo chegou a se reunir de novo, numa tentativa de movimentar o night club recém-inaugurado na sede central do Clube Jundiaiense, mas o projeto acabou gorando. Já no final do milênio, A Kripta reapareceu de vez na cena noturna da cidade, contando com Dalmo na guitarra e vocal, Colinha no contrabaixo, Paulão na guitarra, Donadelli na bateria, Morgadinho no vocal e outros músicos convidados.

Em 2012, a Kripta se reuniu novamente para comemorar os 40 anos de apresentações. O blog Costura Nativa divulgou na época: “A Kripta fez muito muito sucesso, embalou muitos casais apaixonados, festas de 15 anos, festas rock n´roll, enfim, eram populares e queridos na Terrinha Jundiaiense. Além de terem feito shows em outros Estados, gravaram um LP na década de 70. Para comemorar seus 40 anos farão um show especial com ingressos já esgotados, no dia 27 de outubro no Clube Juventus, em Jundiaí”.

Em 13 de julho de 2019, o advogado João Carlos Martinelli republicou uma matéria do tempo em que atuava como jornalista:

Martinelli, falecido em abril deste ano, escreveu em sua conta no Facebook: “Há quase 40 anos, em dezembro de 1975, publicava na imprensa local uma matéria elogiando o conjunto musical A Kripta, a qual é reproduzida acima com o José Luiz Colagrossi bem mais novo na foto, mas mantendo o mesmo estilo amigo de sempre”.(Fotos: Jundipédia/Acervo professor Maurício Ferreira)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES