Quando a landing page é a melhor opção na estratégia de marketing?

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O marketing é algo bastante trabalhado pelas empresas, sendo ainda mais importante no marketing digital. Dessa forma, essas marcas precisam planejar estratégias de marketing que sejam convincentes e que ajudem a empresa a ter melhores resultados. Entre essas estratégias, uma delas chama bastante a atenção, a landing page. Um recurso bastante importante que tem como objetivo a conversão de clientes e de vendas consequentemente. Nesse artigo, falaremos sobre o que é um landing page, seus objetivos, além de responder quando ela é a melhor estratégia de marketing. Vamos ao texto!

O que é uma Landing Page?

A landing page (ou página de aterrissagem/destino, na tradução do inglês), é a primeira página que o visitante acessa quando clica em determinado link. Dessa forma, a landing page irá direcionar para onde a empresa quer que os visitantes entrem.

Landing Page é diferente da página inicial de um site, onde é mais genérico e abrangente, enquanto as landing page tem um objetivo específico de mostrar de forma otimizada as vantagens e benefícios de determinado serviço ou produto.

Geralmente, as landing pages são páginas direcionadas de banners e anúncios feitos em outros sites e mídias, tendo o objetivo de marketing para a empresa, a fim de transformar os visitantes em leads (possíveis clientes) e consequentemente, conseguir gerar mais vendas.

Objetivo da Landing Page?

O objetivo da landing page é bastante específico, focando em transformar o visitante em cliente, gerando maior engajamento. Por isso, as landing pages são tão importantes e amplamente utilizadas no marketing digital.

Além de apresentar determinado produto ou serviço, é muito comum que as landing pages tragam formulários, onde os visitantes irão colocar seus dados como e-mail, WhatsApp, entre outros, fazendo um cadastro e alimentando a empresas com dados importantes dos clientes, com os quais será possível ter um diálogo mais próximo.

É bastante comum também, que em uma landing page apareça algum tipo de material gratuito para que o visitante possa baixar. Dessa forma, a marca ganha uma valorização por oferecer benefícios para seus visitantes, aumentando as chances de converter o visitante em lead.

Independente de qual seja a metodologia aplicada na landing page, ela deve despertar o interesse do público-alvo em adquirir produtos ou serviços de determinada marca.

Quando a landing page é a melhor estratégia de marketing?

Agora que já entendemos o que é a landing page e seus objetivos, é hora de entender quando é o melhor recurso na estratégia de marketing.

A landing page é a porta de entrada para os visitantes que são direcionados ao site. Dessa forma, a landing page tem fundamental importância na hora de converter esse visitante.

Com isso, fica claro que se a empresa tem um serviço ou produto que seja seu “carro chefe”, através da landing page ele poderá ser bem trabalhado, evidenciando as suas vantagens.

Quando a empresa está fazendo uma promoção, por exemplo, também é muito importante trazer isso em banners e direcionar para a landing page.

Dessa forma, o visitante já vai entrar na página que é voltada para vender de maneira rápida e objetiva. Aumentando a chance das famosas compras por impulso.

Porém, além das vendas e apresentações de produtos ou serviços específicos, outra forte possibilidade ao utilizar landing pages é a capacidade de coletar informações dos clientes, além de poder captar leads e convertê-los em clientes.

Afinal, dessa forma é possível entender melhor seu público, segmentar seus gostos e objetivos, coletar informações através de preenchimentos e relatórios.

Dessa forma, é comum que muitos sites nem vendam nada nas landing pages, apenas utilize o espaço para disponibilizar algum PDF, jogo, vídeo e/ou download gratuito, a fim de trazer o visitante mais para perto. Para só depois, em outro momento, de fato, realizar a conversão e a venda.

Custo x Benefício

Quando comparamos a landing page com outras estratégias de conversão de clientes, algo que se destaca, certamente, é a relação custo benefício. Afinal, landing pages são muito mais baratas e trazem tanto ou mais resultados que campanhas bastante caras.

Com isso, é muito comum que sites optem pelas landing pages para esse objetivo, uma vez que vai permitir ao site trabalhar em prol de seus objetivos de uma forma muito mais rápida e eficaz.

É claro que para isso funcione e traga, de fato, uma boa relação custo benefício é preciso escolher uma plataforma de qualidade para criar a landing pages.

Com uma boa plataforma, será possível tirar o máximo proveito dos recursos, gastando pouco. Inclusive é possível testar várias plataformas de uma forma totalmente gratuita.(Foto: Freepik)

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