Jundiaí celebra em setembro o Mês da Diversidade. O ato de abertura ocorrerá no próximo dia 3, 18h30, no Centro das Artes Professor Pedro Fávaro. A organização é do ONG Movimento Aliados. Durante o evento serão detalhadas as atividades para todo o mês, que culminará, no dia 29, com a 19ª Parada do Orgulho LGBT+, com concentração marcada para a praça Ruy Barbosa, no centro da cidade. O tema deste ano será “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo: Vote Consciente por Direitos da População LGBT+”.
Nas redes sociais, porém, a ONG já divulgou os eventos programados:

Projetos – A Prefeitura de Jundiaí conta com uma assessoria que trata de políticas à comunidade LGBT+, cuja responsável é Kelly Cristina Galbieri. Ela adiantou que no dia 6, o evento ‘Sexta no Centro’ será dedicado ao Mês da Diversidade. A assessoria também organizará encontros com jovens, reuniões com pais, rodas de conversa sobre velhice, além de palestra na Rede de Cuidados de Crianças e Adolescentes.
Entre os principais projetos desenvolvidos pela assessoria, Kelly destaca o ‘Primeiro Passos’ e o ‘Amor Vence’. Ambos têm como objetivo acolher e trazer respeito. Ambos existem desde 2018. O ‘Primeiro Passos’ acompanha mensalmente jovens e adultos, que criaram entre si uma rede de apoio. O projeto “O Amor Vence” reúne pais, mães e responsáveis se encontram mensalmente para dividir as dores e os sucessos na criação e proteção dos filhos e filhas.
Mais – O Sesc Jundiaí celebra a diversidade e o mês do orgulho LGBT+ com programação especial que acolhe a pluralidade de corpos e identidades que compõe a sociedade. A segunda edição do projeto Persona acontecerá durante todo o mês de setembro e reúne uma série de atividades gratuitas que promovem a arte, a cultura e o protagonismo da comunidade.
Confira todas as atrações e programe-se:
- Cena Queer (debate – com acessibilidade em Libras) – Com Alessandra Haro, Rodrigo Tangerino (Leso) e Luiz Rodriguez
Dia 03, terça-feira, às 19h30 | Teatro | Classificação: 16 anos
A atividade reúne profissionais do cinema e audiovisual de Jundiaí para uma discussão sobre a identificação dos produtores LGBTQIAPN+ e os espaços que ocupam na cidade. A conversa – que aborda questões relacionadas à violência e ao apagamento dessa população – propõe descolonizar o pensamento e a prática artística da cidade.
- Criação na Arte Drag (curso) – Com Anubis Blackwood e Natiê Benite
- Dias 4, 11, 18 e 25 de setembro, quartas-feiras, das 19h às 21h30 | Sala Múltiplo 2 | Classificação: 16 anos
- Inscrições a partir das 14h do dia 01/set, pelo app Credencial Sesc SP ou pelo portal: sescsp.org.br/inscricoes
Anna Clara Bueno, de nome artístico Anubis Blackwood, é drag queen, artista performática e visual, professora, palestrante, produtora e diretora artística com mais de oito anos de atuação no cenário cultural no estado de São Paulo. Natiê é uma pessoa LGBT+ que atua na área cultural e social desde 2010, com foco na criação e articulação de projetos e atividades de grande impacto. Em cada encontro, será trabalhado um elemento diferente desse universo artístico de linguagens múltiplas: maquiagem, figurino e performance de palco.
- Mostra de Curtas:
Dias 10, 17 e 24 de setembro, terças-feiras, às 20h.
Teatro | Ingressos: 1 hora antes, na Loja Sesc | Consulte classificação indicativa
A mostra propõe estimular e difundir a produção audiovisual LGBTQIAPN+ em Jundiaí, envolvendo profissionais locais e promovendo discussões sobre políticas culturais.
Sessão 1
10, 19h30: “Expresso São Valentim”, “A Vida Secreta de Delly”, “Para Carlos”, “Coaxo” e “Bloco dos Corações Valentes”, seguido de bate-papo com Aislan Ferretti e Itallo Almeida (com acessibilidade em Libras). Classificação: 14 anos
Sessão 2
Dia 17, 19h30: “Uma Balada de Amor, Ganância e Vingança” e “Tá Fazendo Sabão”, “Ficção Suburbana”, “Meça Três Vezes Antes de Cortar” e “Marla e a Menina Mais Insuportável que Existe” seguido de bate-papo com Saturno Gabi e Kátia Manfredi (com acessibilidade em Libras) .
Classificação: 16 anos
Sessão 3
Dia 24, 19h30: “O Demônio, Quando Quer, Fica Bonito”, “Tudo que Importa”, “Bergamota” e “Me Abraça Forte”, seguido de bate-papo com Flavia Thaína, Samantha Zulian, Márcio Rosário, Bella Tozini e mediação de JP Polo (com acessibilidade em Libras).
Classificação: 16 anos
Sobre os filmes: a mostra apresenta uma diversidade de narrativas, abordando temas como amor, identidade, luta por direitos e afetos.
Sobre os convidados: os debates contarão com a participação de cineastas, artistas e especialistas em diversidade, que discutirão os filmes e a importância da representatividade no cinema.
- Mandinga do Futuro (performance artística) – Com Coletivo Capoeira para Todes – Dia 28 de setembro, sábado, às 17h30 | Área de Convivência
Composto por artistas multidisciplinares, o coletivo Capoeira para Todes combina passos da capoeira (movimento afro-brasileiro de resistência física e de expressão artística) e do vogue femme (dança criada por mulheres trans e travestis nos EUA) para acolher e desenvolver as potencialidades de pessoas pretas e LGBTQIAPN+.
- Pagode da Dandá (show) – Com Dandá Costa – Dia 29 de setembro, domingo, às 17h30 | Área de Convivência
O Pagode da Dandá é uma roda de samba de Jimbanda, que, em Angola e Congo, era o nome dado a importantes curandeiras, cuja identidade de gênero se assemelhava ao que hoje compreendemos como travestis ou mulheres trans. O grupo reinventa um repertório plural que passeia por clássicos do samba, pérolas do pagode dos anos 90, sucessos atuais e composições autorais.
O Sesc Jundiaí fica na Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600, ao lado do Jardim Botânico.
Acesse toda a programação pelo site https://www.sescsp.org.br/jundiai. (Foto: Movimento Aliados)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES