LIGAÇÕES do próprio número? Não atenda. É golpe!!!

ligações

Leitores do Jundiaí Agora informam que estão recebendo ligações do próprio número. A orientação do Procon-SP é para que estas chamadas não sejam atendidas. É golpe. Hackers precisam de apenas 10 segundos para clonar o telefone, de acordo com o Procon.

O golpe não é novo. O alerta do órgão de defesa do consumidor foi feito em 2020. Caso a pessoa atenda, o hacker clona e rouba dados, contas, senhas e contatos do aparelho.

“Caso o consumidor constate pelo visor de seu aparelho que está recebendo uma ligação de um número igual ao seu, não atenda: informe sua operadora sobre o ocorrido e avise outras pessoas e amigos para que não caiam no golpe”, orientou Fernando Capez, diretor executivo do Procon na época.

O site do Serasa afirma que as ligações para o próprio número são conhecidas como spoofing, tática pela qual os golpistas falsificam o número de telefone para enganar as pessoas.

O que fazer – Ao perceber que o próprio número está ligando, é preciso ficar alerta. Muitas pessoas imaginam que pode ser a própria operadora de telefonia com alguma informação sobre o serviço. Nesse caso acabam atendendo à chamada, mas a orientação é deixar tocar até que os criminosos desistam. Veja as dicas do Serasa:

  • Não atenda ao telefone: evite atender à chamada se o número exibido for o mesmo que o seu. Deixar a chamada ir para a caixa postal ou simplesmente ignorá-la pode ser a melhor opção.
  • Não retorne a chamada: após deixar a chamada cair, ela aparece como ligação perdida com o número exibido. É possível que, ao retornar a chamada, você seja redirecionado para um número de criminosos e entre em algum esquema fraudulento.
  • Denuncie o incidente: alerte a sua operadora de telefonia e informe sobre a chamada em que o seu próprio número foi falsificado. Eles poderão fornecer orientações adicionais e registrar o incidente.
  • Considere bloquear números desconhecidos: se receber chamadas com frequência de números desconhecidos ou seu próprio número falsificado, considere utilizar recursos de bloqueio de chamadas ou aplicativos de bloqueio para evitar receber essas chamadas indesejadas.(Foto: Andrea Piacquadio/Pexels)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES