LOJAS VIRTUAIS: Três dicas para criar a sua e ter sucesso

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O ano de 2020 foi marcado por uma crescente onda de pessoas interessadas em abrir o seu próprio negócio no e-commerce e o aumento da demanda no mercado online. Com a pandemia do coronavírus e o isolamento social, o comércio digital se tornou uma das principais ferramentas para garantir uma renda extra e manter o financeiro em dia. Já reparou o número de lojas virtuais que surgiram no último ano? 

De acordo com dados da ABComm e Compre & Confie, o e-commerce brasileiro alcançou R$41,92 bilhões faturados. Além disso, o número de lojas virtuais continua crescendo no Brasil, com alta de 57,4% de vendas já no primeiro trimestre de 2021, segundo a Neotrust.

Com isso, as oportunidades com as lojas virtuais são inúmeras e uma ótima opção para criar o seu próprio negócio. Em contrapartida, é preciso estar atento às tendências do mercado, ao comportamento dos novos consumidores e saber criar estratégias certeiras para a sua loja virtual.

Quer se aprofundar no assunto e saber mais sobre como iniciar a sua loja virtual? Continue lendo o post que te mostraremos quais são as dicas essenciais e as principais informações que você deve saber para ter um e-commerce de sucesso.

Vantagens de ter uma loja virtual

Quantas horas você navega pelo celular durante o dia? Atualmente as pessoas estão conectadas em tempo integral, consumindo conteúdos e reféns de anúncios a maior parte do tempo. Tudo isso influencia para o alto alcance das lojas virtuais e o sucesso do e-commerce no mundo todo.

Outro grande fator que influenciou para o crescimento do comércio digital foi a pandemia do Covid-19 e o lockdown, que impossibilitou as pessoas de frequentarem shopping e lojas físicas. Assim, tivemos uma aceleração na transformação digital e um novo consumidor mais digital e inovador.

Os marketplaces se tornaram o novo shopping e as lojas virtuais substituem as lojas físicas, com muito mais acessibilidade e praticidade para os clientes. Além da facilidade no acesso aos produtos, o pagamento online foi outra grande vantagem do e-commerce. 

Com o contágio do coronavírus, o contato com o dinheiro físico se tornou um risco e as plataformas de pagamento online passaram a ser um diferencial para qualquer negócio.

Além de ser um negócio de baixo custo inicial, ter uma loja virtual possibilita ganhar dinheiro trabalhando de forma remota, sendo necessário apenas um computador com acesso à internet. 

Ter liberdade para definir o melhor horário de trabalho também é um fator importante que reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas. A loja virtual é um negócio online sempre ativo, funcionando 24h e com alcance de vendas em tempo integral. 

Junto à comodidade, as lojas virtuais possuem um alcance muito maior do que as lojas físicas hoje em dia, devido às redes sociais e às inúmeras formas de divulgação na internet.

Pesquisa de mercado

Apesar de ser um negócio com alto potencial de sucesso, a concorrência no mercado digital é significativa e um fator a ser considerado. A principal dica para quem deseja iniciar no comércio online e criar sua loja virtual é primeiramente fazer uma boa pesquisa de mercado.

Pode ser mais fácil para quem já possui experiência com lojas físicas e um desafio para quem nunca trabalhou com vendas, porém o processo de criação de uma loja virtual é muito acessível. 

Plataformas como o YouTube possuem uma quantidade enorme de conteúdos voltados ao mercado digital, por exemplo. É imprescindível fazer um bom planejamento, alinhado às suas potencialidades, afinidades e expectativas com a loja, a fim de direcionar e definir o mercado a ser estudado de forma mais precisa.

Escolha um nicho: É impossível fazer uma boa pesquisa de mercado sem antes de tudo ter um nicho delineado. O nicho de mercado escolhido será o pontapé inicial de toda a pesquisa de mercado e deve ser pensado com paciência e cautela, considerando todas as possibilidades.

Além disso, o nicho de mercado será muito importante para o plano de marketing da sua loja, pois ele representa um recorte do mercado. Ou seja, é por meio dele que você poderá definir o público-alvo e criar estratégias de marketing que atinjam esse público específico.

Público-alvo: Definir o público-alvo talvez seja um dos grandes diferenciais das lojas virtuais de sucesso. A ideia principal é ter uma parcela do mercado na qual sua loja virtual e seus produtos se comunicam. 

Ou seja, qual a parcela da sociedade tem interesses em comum com a sua loja? Quais as características desse grupo de pessoas? Quem precisa dos seus produtos? 

São questões como essa que definirão seu público-alvo e te direciona para um planejamento certeiro, com um bom embasamento do mercado e um plano de marketing de sucesso.

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Invista na estrutura

Um dos investimentos iniciais para quem quer criar uma loja virtual é investir na estrutura do site e contratar um bom plano de hospedagem. Além disso, é preciso registrar um domínio disponível que será como a identificação nominal da sua loja virtual e do seu site.

Existem inúmeras opções na hora de estruturar a sua loja e vários serviços disponíveis. Um dos melhores e mais indicados, principalmente pelo custo benefício, é o plugin WooComerce.

Além de ter maior autonomia para personalizar a sua loja, como essa plataforma é gratuita, você só precisará gastar com o registro de domínio e um serviço de hospedagem, podendo economizar ainda mais na criação da loja.

Promova e divulgue

Assim como qualquer outro tipo de negócio, as lojas virtuais precisam ser divulgadas e estar em destaque nas redes sociais. Hoje em dia o alcance do Instagram, Twitter e do Facebook é mais significativo do que qualquer outra mídia existente. 

Além das redes sociais, há inúmeras outras ferramentas que podem ser utilizadas para divulgar sua loja virtual e alcançar mais pessoas.

Redes sociais: Quantas lojas virtuais você conheceu primeiramente no Instagram? Saiba que os algoritmos estão trabalhando o tempo todo para te mostrar o que você precisa e o que você deseja no momento. 

Dito isso, fica ainda mais evidente a importância de utilizar essas redes como aliadas na hora do marketing da sua loja virtual.

Hoje em dia o Instagram conta com várias ferramentas de venda, perfil comercial, possibilidades de promover produtos, dentre outras formas de divulgação e promoção. 

Ter um perfil profissional para sua loja virtual gera ainda mais audiência, aumenta a credibilidade no mercado e pode refletir diretamente no sucesso do seu negócio.

Utilize marketplaces: As plataformas de marketplace funcionam basicamente como um shopping virtual, onde inúmeros produtos, marcas e lojas estão presentes em um único site. 

Para quem está iniciando a sua loja virtual, investir nessas plataformas pode ser uma boa opção para gerar visibilidade aos seus produtos e atrair novos clientes.

Isso porque um marketplace já consolidado, com marcas sólidas no mercado, pode ser um canal mais abrangente para seus produtos, além de conquistar e desenvolver um espaço no mercado digital, rumo ao sucesso.

Conclusão

Criar uma loja virtual requer paciência e muito trabalho, pois o sucesso demanda tempo e esforço. Essas foram algumas dicas essenciais que te ajudarão nesse caminho e facilitará o processo, porém é importante estar sempre aberto a novas informações e aprendizados.

O comércio digital é um mercado dinâmico e inovador, está em constante desenvolvimento e sempre cheio de novidades. Além disso, é preciso estar atento à imagem dos seus produtos, oferecer formas de pagamento variadas e ter um bom canal de comunicação com o cliente.

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