A Prefeitura de Jundiaí contratou a Consultran Engenharia por R$ 229 mil para realizar levantamento das ruas que precisam receber lombadas ou lombofaixas. A justificativa: as vias são consideras inseguras já que os veículos trafegam em alta velocidade. O contrato terá duração de 10 meses. A informação foi publicada na Imprensa Oficial do Município do último dia 23.
As reclamações feitas através do 156 serão a principal fonte de informação da Consultran, segundo o diretor de trânsito da Unidade de Mobilidade e Transporte (UGMT) da Prefeitura, Wlamir Lopes Costa. De acordo com ele, a análise levará em conta o risco potencial de acidentes, condições geométricas e topográficas das ruas.
“Existem vários pedidos para instalação desse dispositivo, cabendo à UGMT analisá-los e dar retorno ao solicitante sobre a viabilidade de implantação. Algumas reclamações indicam locais com risco potencial de acidentes ou com elevada concentração de pedestres, caracterizada por contar com um prédio ou parque público nas proximidades e relevante circulação de pessoas”, salientou o diretor.
De acordo com a Unidade de Mobilidade e Transporte, a opção pela adoção de dispositivo redutor de velocidade do tipo lombada é uma decisão técnica adotada com base na Resolução 600/16 do Contran, que rege as condições seguras para adoção de tal medida.
Instalação – Ainda não está definido o que acontecerá após a conclusão do levantamento da Consultran. De acordo com o diretor, “será analisada a viabilidade de execução das lombadas e lombofaixas através dos contratos existentes dentro da Prefeitura de Jundiaí ou a contratação de serviços específicos”.(Foto: estagiariodafranca.com.br)
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