Lúcio Américo, artista SACRO de Jundiaí, tem obras no mundo todo

lúcio

Há mais de 25 anos, Lúcio Américo de Oliveira, de 46 anos, se dedica à arte sacra. Ele mora no Engordadouro, em Jundiaí, há cerca de 10 anos. Foi religioso franciscano, estudou teologia e educação artística. Fez pós-graduação em espaço litúrgico: arquitetura e arte sacra. Lúcio faz parte da comissão diocesana de Jundiaí para análise de projetos e reformas de igrejas e produz projetos iconográficos (pinturas, murais, mosaicos, projetos de arte em ferro e vitrais), tudo sempre para espaços litúrgicos da Igreja Católica. Também faz ilustrações de livros, convites de ordenações e CDs. O artista tem obras em comunidades locais como as igrejas do Ivoturucaia, Varjão, Santuário de Santa Rita(Cecap), assim como em vários estados brasileiros e na América Latina e outros continentes. Na semana passada, um painel de Lúcio foi vandalizado. A peça estava no interior da igreja de Nanuque, Minas Gerais. O Jundiaí Agora o entrevistou:

Fale sobre a peça vandalizada: qual a sua inspiração para produzir o conjunto de obras daquela igreja? Quanto tempo levou? Quando foi a instalação delas?

A obra em questão é um trabalho de várias mãos. Estudei tanto com o padre de Nanuque como com a arquiteta responsável do projeto de readequação litúrgica da igreja. Toda obra com esse intuito demanda muito estudo e oração. Foi um projeto de pelo menos seis meses de estudos até que chegamos na arte que foi executada. O trabalho teve inspiração iconográfica, principalmente tentando unir a riqueza da iconografia do primeiro milênio com as formas e cores de nossa cultura e dos povos originários de nossa terra. Tudo é muito simples na forma, porém rico em simbologia. Tenho como grande inspirador de meu trabalho a arte de Cláudio Pastro. Por ser franciscano, na alma e no coração, a maior parte de meu trabalho é em comunidades periféricas. Um esforço para levar arte e beleza onde o povo mais simples clama. A obra na igreja mineira foi entregue quatro meses atrás. O povo da comunidade estava muito feliz com o resultado. Foi feita a dedicação do altar no dia 8 de dezembro último, se não me engano. Por esses dias o padre me avisou o ocorrido e me coloquei a disposição para ajudar no que for preciso. Mas, primeiro as coisas precisam se acertar por lá para que casos assim sejam evitados. Mais do que a obra, minha primeira preocupação foi com a vida. A mulher que praticou o ato precisa de ajuda e tratamento. Ela, é uma filha de Deus que clama (mesmo que de maneira transgressiva) por ajuda. Minhas orações para ela. Eu me dispus a ir e restaurar a obra…

Isto já tinha acontecido com você?

Nunca tive obra vandalizada. Restauros são necessários por conta de desgaste de suporte, causados por infiltrações nas paredes ou acidentes de uso. Mas até hoje foram raríssimas vezes. Tenho obras em mais de 300 comunidades só no Brasil.

Hoje, os ataques entre fiéis(e até sacerdotes) se tornaram rotina, principalmente nas redes sociais. Como você vê essa guerra santa?

Todo ataque aos bens de uma instituição são reflexo de questões que a própria sociedade esquece de trabalhar e em algum momento isso aparece de forma transgressiva. Mais do que bens, lidamos com pessoas, e elas precisam ser cuidadas naquilo que mais precisam.

Lúcio, como é a experiência de estar num mundo profano e produzir peças sobre o sagrado?

É um desafio de esperança e amor. Aprendi na vida que para quem ama, tudo é sinal do amado. É difícil hoje pra mim conseguir separar o que vejo das obras de arte sacra e o que vejo no dia a dia de nosso mundo. Mesmo em meio ao caos e aos exageros, ainda há esperança, ainda há amor e beleza nas coisas. No fim parece que tudo é uma questão de deixar seu próprio olhar mais puro e aberto ao novo que sempre vem e a beleza que insiste em se revelar nos detalhes. Mesmo que escondidos nas cascas institucionais, o amor e a vida estão sempre latentes e clamam por cuidado.

Quais suas redes sociais? 

Meu Instagram é @tendalucio.(Fotos: redes sociais)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES