Quando o assunto são esportivos americanos, o Mustang Mach 1 é um dos primeiros de qualquer lista. Em sua quarta geração, esse verdadeiro representante da turma dos “muscle Car“, ele foi lançado em 1969, é de lá para cá se transformou em um dos maiores ícones da indústria automotiva mundial. Agora, essa fera chega ao Brasil, pela primeira vez oficialmente, pelas mãos da Ford.
Apesar de custar quase 500 mil reais, a venda do primeiro lote de 80 unidades do esportivo de edição limitada esgotou em apenas 24 horas!As reservas foram completadas no dia 17 abril, data em que o Mustang comemorou o seu 57º aniversário.
A esta altura você, e os proprietários de modelos da Ford, devem estar se perguntando: “Mas a Ford não fechou as portas no Brasil?” A resposta é não!
A Ford foi embora mesmo? Alegando prejuízos em todas as suas plantas de produção, a marca norte-americana, que estava há mais de 100 anos no Brasil, decidiu há cerca de 3 meses fechar todas as suas fábricas no País, demitir todo o pessoal de produção e se transformar numa importadora.
Porém, se você pensar no resultado obtido com a venda dessa versão nervosa do Mustang vai entender onde a Ford planeja chegar…
Vamos analisar o resultado obtido com a venda do primeiro lote de Mach 1… Em apenas 24 horas a marca faturou cerca de 40 milhões de reais, para ser mais preciso R$ 39.920.000,00.
Numa conta bem de padaria, sem levar em conta custos de importação, impostos etc, para alcançar essa cifra ela precisaria vender 753 unidades do Ford Ka SE, o modelo de entrada que era produzido aqui, e que há 3 meses era vendido por R$ 53 mil e com uma margem de lucro muito, mas muito pequena. Entendeu?
Mas vamos à fera! Voltado para a performance, o novo Mach 1 é o Mustang mais preparado para as pistas de todos os tempos. O carro é a quarta geração do clássico, lançado originalmente em 1969. Ele teve apenas três atualizações, uma em 1974 e outra 2003, e volta agora como modelo 2021.
Considerado herdeiro dos “Muscle Cars”, ou carros musculosos numa tradução bem tabajara, ele é equipado com o motor Coyote V8 5.0 litros mais potente de toda a linha.
No design, o Mach 1 2021 traz várias referências históricas e um trabalho primoroso de aerodinâmica. Tudo para reduzir a força de arrasto e aumentar o “downforce” em altas velocidades. Também é o primeiro Mustang conectado, com um modem integrado que permite interagir com o veículo pelo celular, por meio do aplicativo FordPass.
Ele conta ainda com tecnologias avançadas de assistência ao motorista, segurança e conforto, incluindo bancos de couro perfurado com refrigeração e aquecimento.
Barreira do som – O primeiro Mach 1 foi lançado em 1969, com a proposta de fazer uma ponte entre o Mustang GT e o Shelby®. O nome Mach 1 é uma referência à velocidade do som, que é de 1.235 km/h.
Não, antes que alguém pergunte que ele não quebra a barreira do som, longe disso, mas essa referência faz jus à sua performance como esportivo, tanto que logo em seu ano de estreia, ele estabeleceu 295 recordes de velocidade e resistência.
Como já dissemos, ele passou por atualizações em 1974 e 2003 e volta agora, 17 anos depois, como modelo 2021, com o motor mais potente fabricado pela Ford, design exclusivo, aerodinâmica refinada e vários aprimoramentos mecânicos para dar continuidade a esse legado.
Entre outros avanços, o novo Mach 1 traz várias peças dos icônicos modelos Bullitt, Shelby® GT350 e Shelby® GT500, incluindo sistema de arrefecimento do diferencial traseiro e radiador da transmissão. Também é o primeiro Mustang conectado, com o aplicativo FordPassTM Connect para acesso remoto a funções do veículo.
Feito para as pistas – O Mustang Mach 1 de quarta geração é um carro focado em alta performance. Pra começar ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, alcança a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, e exibe um comportamento dinâmico fora do comum.
Seu conjunto formado por motor Coyote V8 5.0 e transmissão automática de dez velocidades conta com uma calibração exclusiva que gera um ganho de 17 cv, entregando a potência de 483 cavalos a 7.250 rpm e torque máximo de 56,69 kgfm a 4.900 rpm.
O Mach 1 tem também um novo conversor de torque, com trocas mais rápidas, e componentes de alta performance. Entre eles, estão a barra antitorção e o sistema de indução de ar “open air box” do MustangBullitt.
O coletor de admissão, o corpo de borboletas maior, o sistema de arrefecimento do motor e o radiador da transmissão vêm do Shelby® GT350. Já o escapamento, o difusor traseiro, o conjunto de braços e buchas da suspensão traseira e o sistema de arrefecimento do diferencial traseiro são compartilhados com o Shelby® GT500.
A suspensão adaptativa MagneRide, com fluido eletromagnético viscoso, também conta com uma calibração exclusiva que aumenta a performance na pista.
Com a nova calibração do motor e da transmissão e o novo conversor de torque, que torna as trocas mais rápidas e precisas, tanto para cima como para baixo, ele tem um desempenho incomparável na pista. Mas é importante destacar que também continua sendo um carro agradável para uso na cidade, em baixo giro
Referências clássicas – O Mustang Mach 1 tem um estilo repleto de referências históricas, com uma releitura moderna que o torna único – começando pela faixa preta com friso colorido no capô e nas laterais.
A frente traz uma nova grade, com o emblema do cavalo no centro e dois grafismos redondos que remetem aos faróis auxiliares do modelo 1969. O para-choque também tem desenho exclusivo, com um novo difusor inferior e duas entradas de ar laterais para suprir os novos radiadores.
Na lateral, os grafismos nas portas e na região inferior da carroceria se conectam com o carro original, complementados pelo emblema Mach 1 no paralama dianteiro. As rodas de 19 polegadas com acabamento cinza brilhante deixam à mostra os poderosos freios Brembo®. Os pneus são 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira.
Na traseira, chama a atenção o novo aerofólio de perfil discreto e supereficiente, bem como o difusor com recortes triangulares e as quatro ponteiras de escapamento integradas, trazidos do Shelby® GT500. As lanternas são interligadas por uma faixa preta, com a assinatura Mach 1 no centro.
Os bancos fazem um tributo ao Mach 1 original, com recortes horizontais e um detalhe de cor contrastante no encosto – laranja na versão cinza Dover e em tom claro nas demais. O revestimento em couro perfurado serve também ao sistema de aquecimento e resfriamento, outro item de conforto.
Detalhes de metal polido e escurecido ajudam a criar um ambiente de apuro técnico e esportividade. A soleira das portas traz um desenho com a assinatura Mach 1 e iluminação que pode ser personalizada em sete cores. A luz de aproximação dos retrovisores externos com a projeção do ícone do cavalo no chão é um charme extra. ©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2021
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