A partir de hoje, em Jundiaí, ocorrerão várias atividades que integram o “Movimento Maio Amarelo”, que busca conscientizar, avaliar e debater e reduzir o número de acidentes de trânsito. A ação tem como símbolo o laço amarelo. Os cruzamentos mais movimentados da cidade receberão agentes de trânsito para reforçar monitoramento.
Os principais pontos previstos para a ação são Rua Messina x Bom Jesus de Pirapora; José do Patrocínio x Vigário J. J. Rodrigues; Avenida União dos Ferroviários x Engenheiro Monlevade; Avenida São Paulo x Lacerda Franco; Avenida 14 de Dezembro x Elias Fausto; Rua Rangel Pestana x Dr. Torres Neves; Rua Oswaldo Cruz x Dr. Eloy Chaves; Avenida dos Imigrantes Italianos x Rua Atibaia, entre outras.
No dia 17 de março, o Jundiaí Agora – JA – divulgou que os amarelinhos estavam sendo vistos em cruzamentos importantes. Na ocasião, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que eles estavam sendo reposicionados e negou o que ela própria chamou de ‘rota de multas’.
LEIA REPORTAGEM DO JA SOBRE AMARELINHOS NOS CRUZAMENTOS
Atividades – Embora o número de acidentes com vítimas em Jundiaí tenha caído 25% nos primeiros dois meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado (de 201 para 151), a Prefeitura desenvolverá diversas atividades para manter a redução deste índice.
Palestras em escolas municipais, orientação e distribuição do símbolo do Movimento em diversos pontos da cidade e a instalação de 50 faixas educacionais com mensagens de alerta à população sobre segurança no trânsito estão entre as ações do “Maio Amarelo”.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Algumas iniciativas também serão realizadas pelo Departamento de Transporte Público nos terminais de ônibus, tais como abordagem, entrega do laço amarelo e orientações aos usuários sobre respeitar os assentos preferenciais e, em conjunto com os motoristas, tratar sobre o respeito aos idosos e também às pessoas com deficiência.