A ETEC Benedito Storani, de Jundiaí, está participando de curso piloto de qualificação em manutenção e operação de máquinas agrícolas, promovido pela Secretaria de Agricultura de SP em parceria com o Centro Paula Souza e a AGCO. O curso – que irá até agosto – conta com 10 alunos e será dividido em dois módulos on-line e um prático presencial Os estudantes utilizarão máquinas modernas e atendendo à demanda por mão de obra desenvolvida no setor.
A expectativa do executivo paulista é ampliar a parceria para garantir mão de obra qualificada no mercado do agronegócio e, paralelamente, incentivar o interesse dos jovens no segmento agropecuário. “Estamos empenhados em buscar cada vez mais parceiros que tenham interesse na formação de mão de obra qualificada para atender o mercado do agronegócio paulista, ofertando melhores salários e condições de fixação no campo para a população”, acrescenta o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai.
De 2012 a 2022, a população rural do Brasil caiu de 15% para 12%. Entre os fatores que afetam a fixação da população no campo estão a baixa qualificação da população rural que, em busca de oportunidades, migram para os centros urbanos.
Plano de Ação – O governo paulista negociou com a AGCO bolsas de estágio para os três melhores jovens, para qualificação dentro das empresas como Fendt, Massey Ferguson, PTx e Valtra. Em 2024, a multinacional americana faturou globalmente US$11,7 bilhões. A realização do curso tem como base o Termo de Cooperação firmado em 2022 entre a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura, e o Centro Paula Souza, além do convênio firmado entre o Instituto Agronômico (IAC-Apta) e a AGCO em 2013, sendo renovado em 2024.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES