Setembro acabou de acabar e o Natal já começa a bater na nossa porta, o que me deixa levemente ansiosa. Pra mim o start natalino tem lugar nos supermercados, quando chegam os panetones. Aí pode correr com as compras de presentes e dos ingredientes para as ceias que o tempo corre, ou melhor, voa. E junto com as frutas cristalizadas e uvas passas também chega a música tema do Natal contemporâneo, “All I want for Christmas is you”, na voz da popstar americana Mariah Carey, que foi devidamente descongelada para os festejos de 2024. “It´s time”…
Pra mim Natal tem que ter “Noite Feliz”, panetones de frutas, guirlanda na porta e Papai Noel com roupa vermelha e barba bem branquinha. Confesso, sou bem tradicional neste assunto. Gosto demais de seguir certos hábitos que vem de gerações, afinal, essa festa em particular está muito ligada à família.
Aceito algumas modernidades claro, inclusive a Mariah. A passagem do tempo impõe mudanças e novos padrões em nossas vidas, que adotamos por imposição social ou preguiça de assumir uma postura mais contestadora. Por isso não estranhei quando resolveram repaginar um dos símbolos do Natal: o panetone. Hoje essa iguaria natalina se apresenta dos mais variados sabores e formas. A mais bizarra que eu encontrei é feito de whey protein, para quem não quer ficar com a consciência pesada por abandonar a dieta. Se o medo é engordar, melhor nem comer panetone, opte por salada de alface.
LEIA OUTROS ARTIGOS DE VÂNIA ROSÃO
BAUNILHO, UM CACHORRO BOA PRAÇA…
Deixando essas divagações de lado, o fato é que o ano passou tão depressa que nem deu tempo de desmontar a árvore de natal e já estamos tirando as caixas de enfeites de novo do armário para montá-la novamente. Em algumas casas os piscas-piscas de 2023 nem foram retirados e já estão prontos para a iluminação deste ano. Estamos sendo atropelados pelo tempo e perdemos a corrida para os meses, dias e horas. A cada ano que passa, a impressão é que o ano fica menor.
Mas essa é apenas uma impressão. Os dias continuam com as mesmas 24 horas de antigamente. Mas quando se aproxima o Natal, a correria começa e aí o tempo parece escorrer por entre os dedos. Impossível desacelerar e num pulo estamos no ano que vem. Já escuto “All I want for Christmas is you” na voz da Mariah Carey…
VÂNIA ROSÃO
Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Trabalhou em jornal diário, revista, rádio e agora aventura-se na Internet.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES