A Associação Mata Ciliar será tema de audiência pública no próximo dia 16, a partir das 15 horas, no auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp). A iniciativa é do deputado Simão Pedro(PT), juntamente com o vereador Henrique Parra Parra Filho(PSOL), Coletivo Japy e da própria associação. Em texto divulgado nas redes sociais, ele afirma que a audiência será em defesa da Mata Ciliar. Em maio de 2021, a Mata Ciliar – que realiza vários projetos de conservação e reabilitação de animais silvestres desde 1987 – divulgou nas redes sociais transtorno causado pela VOA-SP, cortando mato perto dos recintos dos bichos. A concessionária havia solicitado a devolução da área através de notificação extrajudicial alegando que a ONG ocuparia a área irregularmente. Na época, a VOA-SP alegou ter sugerido à Mata Ciliar uma permuta de área, além do custeio de “todas as obras necessárias de mudança e construção de novos viveiros”. O Jundiaí Agora entrou em contato com a VOA-SP e até o momento não obteve retorno.
Na postagem, republicada nas redes sociais da Associação, o parlamentar afirma que “a Mata Ciliar já atendeu mais de 30 mil animais. Contudo, a continuidade desse trabalho está sendo ameaçada por um conflito jurídico e social proporcionado pela Empresa VOA-SP, concessionária do Aeroporto de Jundiaí. Em uma tentativa de se apoderar da área onde funciona a Mata Ciliar para alavancar seus lucros, a VOA-SP propôs uma ação de reintegração de posse que coloca em risco a preservação ambiental e a reabilitação de centenas de animais silvestres atendidos pela Associação”.
Com a audiência, o deputado pretende “informar, conscientizar e mobilizar a sociedade para garantir que o trabalho da Associação Mata Ciliar continue a beneficiar a fauna brasileira e a recuperação de animais silvestres. A participação de todos é fundamental para a permanência da entidade e que essa causa tenha a devida atenção e apoio”, diz ele.
Emenda – Felipe Pinheiro, porta-voz da Rede Sustentabilidade, informou nesta segunda-feira(7), que a deputado estadual Marina Helou destinou emenda parlamentar de R$ 150 mil para a Associação Mata Ciliar. A verba será usada para a compra de equipamentos importantes para a manutenção dos trabalhos, além de melhorias nos espaços a animais vítimas de queimadas.
Histórico – A briga entre a Mata Ciliar e a VOA chegou ao Ministério Público e à Prefeitura de Jundiaí. O primeiro abriu investigações e passou, juntamente com o Executivo intermediar uma solução. Vários deputados estaduais se manifestaram de forma contrária à atitude da concessionária do aeroporto. Em janeiro de 2022, a Prefeitura apresentou estudo para novas instalações da Mata Ciliar, no Jardim Ermida. A área fica na zona de conservação da Serra do Japi, distante quatro quilômetros do aeroporto. O então vice-governador, Rodrigo Garcia, chegou a assegurar que a Associação Mata Ciliar de Jundiaí permaneceria no terreno que ocupa há mais de duas décadas. Ele disse que o Estado tomaria todas as medidas jurídicas, mediante parecer do Conselho do Patrimônio Imobiliário, para que um desmembramento do terreno.(Foto: Associação Mata Ciliar/atualizada às 15h20 de 07/04/2025)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES