MATA CILIAR: Secretário Estadual estuda solução

mata

A audiência pública em defesa da Associação Mata Ciliar que aconteceria no próximo dia 16, na Assembleia Legislativa de São Paulo foi adiada. O deputado Simão Pedro(PT) se reuniu com o secretário da Casa Civil do Estado, Arthur Lima, relatou o drama vivido pela entidade. Uma proposta surgiu: a cessão de uma gleba na lateral do terreno para que as atividades da Mata Ciliar não sejam afetadas, mantendo a mesma metragem pretendida pela VOA-SP no processo que corre na justiça. Arthur Lima prometeu estudar. A informação foi divulgada pelo vereador Henrique Parra Parra Filho.

Simão Pedro explicou, nas redes sociais, que durante a visita ao secretário estadual entregou ofício sobre o assunto. “Lima disse que vai buscar uma solução para o caso. Estamos torcendo para que isto realmente ocorra”. A confirmação da cessão da gleba aconteceu hoje(11) e, por este motivo, a audiência pública não será mais realizada.

Em maio de 2021, a Mata Ciliar – que realiza vários projetos de conservação e reabilitação de animais silvestres desde 1987 – divulgou nas redes sociais transtorno causado pela VOA-SP, cortando mato perto dos recintos dos bichos. A concessionária havia solicitado a devolução da área através de notificação extrajudicial alegando que a ONG ocuparia a área irregularmente. Na época, a VOA-SP alegou ter sugerido à Mata Ciliar uma permuta de área, além do custeio de “todas as obras necessárias de mudança e construção de novos viveiros”. O Jundiaí Agora entrou em contato com a VOA-SP e até o momento não obteve retorno.

O deputado afirmou na postagem com o secretário que “a Mata Ciliar desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade e é muito conhecida por receber, abrigar e recuperar animais silvestres vitimados. Muitas concessionárias de rodovias e prefeituras encaminham estes animais para recuperação na associação. Os trabalhos estão ameaçados pela concessionária do aeroporto(a VOA-SP), que quer fazer um hotel de luxo no local, destruindo todo o esforço de décadas que já atendeu cerca de 30 mil animais”.(Foto: Mata Ciliar)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES