Apenas um ano depois de ter sido exposto como carro conceito no Salão de Genebra, o McLaren Senna GTR é revelado como uma máquina de pista completa – sem concessões e sem restrições por regulamentações de tráfego ou de corrida.
Pertencente à Ultimate Series da McLaren Automotive, o carro mais focado para pistas evoluiu em áreas-chave para cumprir sua promessa de combinar potência de hipercarro e manuseio acessível com a aerodinâmica e chassi de um corredor puro-sangue. O resultado é uma máquina capaz de correr em circuitos com mais rapidez do que qualquer McLaren que não seja de Fórmula 1, proporcionando aos seus proprietários, de todos os níveis de habilidade, uma experiência de pilotagem inigualável.
O McLaren Senna GTR é carregado de superlativos é o carro mais leve, mais potente e mais focado em pista, já construído pela McLaren. Enquanto a versão GT é legalizada para rodar em ruas e estradas, o GTR, de tão radical, só pode rodar em pistas de corrida, ou seja, em circuitos fechados…
Sem as restrições das regras de estrada ou de corrida, o novo carro da Ultimate Series é ainda mais potente, e consegue com sua enorme asa traseira e aerodinâmica preparada, incríveis 1.000 kg de carga aerodinâmica. A suspensão é derivada do programa de corridas GT3 da McLaren.
O McLaren Senna GTR, que se une ao McLaren Senna e ao McLaren Speedtail na Ultimate Series da marca, sucede a lendários antecessores: o McLaren F1 GTR, vencedor da 24 Horas de Le Mans em 1995, e o McLaren P1™ GTR de 2015, e mantém o nome que honra a memória do tricampeão mundial de Fórmula 1 pela McLaren, Ayrton Senna.
Cada novo McLaren Senna GTR oferece ao seu proprietário oportunidades virtualmente ilimitadas de personalização pela MSO (McLaren Special Operations), desde as cores existentes no portfólio MSO Defined até pinturas exclusivas e multicoloridas como uma comissão da MSO Bespoke que imagina uma expressão totalmente individual do talento artístico em carros de corrida.
12 milhões de reais e está esgotado! Apenas 75 McLaren Senna GTR serão construídos no Centro de Produção da McLaren em Woking, no Reino Unido, com as primeiras entregas sendo feitas em setembro de 2019. Com preço de 1,1 milhão de libras, algo em torno de 6 milhões de Reais mais impostos. Se o carro for importado para o Brasil, ele chegará custando perto dos R$ 12 milhões!
Mesmo custando essa fortuna, todos os 75 carros já estavam reservados apenas algumas semanas após a abertura da carteira de pedidos aberta após a estréia do McLaren Senna GTR Concept no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2018.
Força de 825 cavalos – O McLaren Senna GTR é equipado com a versão mais extrema do motor V8 biturbo de 4 litros da McLaren. A unidade M840TR, com turbo compressores twin-scroll controlados eletronicamente, produz 825 cavalos com torque de 80 kgfm. Os 25 cavalos extras em relação ao motor do McLaren Senna foram alcançados pela recalibragem do controle do motor e pela remoção do catalisador secundário para reduzir a contrapressão. A remoção do catalisador também aumenta a experiência auditiva de dirigir o McLaren Senna GTR.
O sistema de escape do conceito, com saídas laterais localizadas logo à frente das rodas traseiras, foi substituído por um sistema de saídas traseiras mais convencional no carro de produção, com os tubos agora emergindo do capô traseiro sob a asa traseira no mesmo localização, como no Senna. A mudança foi feita pelas mais puras razões de engenharia: os tubos de saída traseiros forneceram a rota mais curta e rápida para a saída dos gases de escape, economizando peso e reduzindo a complexidade.
Com 825 cavalos e um peso seco mais leve de 1.188 kg, a relação peso-potência de 1,44 kg/HP (ou 694 HP por tonelada) do McLaren Senna GTR excede confortavelmente não apenas o da McLaren Senna “comum”, mas todos os outros carros da McLaren Automotive para estrada ou pista atualmente em produção.
Aerodinâmica de F-1 – A otimização da eficiência aerodinâmica e o foco ainda mais extremo do que o do McLaren Senna – um carro já projetado para se destacar na pista – exigiu uma abordagem holística que submetesse todos os aspectos aerodinâmicos a um exame intenso. O McLaren Senna GTR Concept mostrou a direção e o carro de produção está pronto para proporcionar o desempenho aerodinâmico mais eficaz para a pilotagem em pista de qualquer produto da McLaren Automotive.
O McLaren Senna GTR gera níveis surpreendentes de downforce, chegando a mais de 1.000 kg, um aumento significativo sobre os 800 kg desenvolvidos pela McLaren Senna a 250 km/h. Crucialmente, uma “curva” de carga aerodinâmica completamente diferente significa que o McLaren Senna GTR pode gerar números de downforce equivalentes aos do McLaren Senna a velocidades 15% menores, ainda por cima se beneficiando de arrasto reduzido. O pacote aerodinâmico do McLaren Senna GTR proporciona efeitos positivos em curvas de alta velocidade e também em curvas de baixa velocidade e freadas, tornando o carro ainda menos sensível à inclinação e melhorando a estabilidade em todas as situações.
Em comparação com a asa padrão da McLaren Senna instalada no GTR Concept 2018, a asa do McLaren Senna GTR foi redesenhada e realocada, tendo sido deslocada para trás. Esta nova posição, “livre das restrições de carros de estrada”, permite que a asa seja acoplada ao difusor, fazendo o melhor uso do ar que flui sobre a traseira do carro.
O McLaren Senna GTR leva o domínio da McLaren em fibra de carbono a um novo nível de desempenho para um carro de pista da McLaren, combinando peso leve com imensa rigidez estrutural, fazendo o carro pesar apenas 1.188 kg, mais ou menos o peso de um Fiat Uno.
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O Senna GTR é equipado com um rádio de comunicação do box para o carro e duas câmeras on-board: uma voltada para a frente e outra na cabine. Há botões on-off simples para controle de largada, controle de velocidade no pit Lane e configuração dinâmica de chuva leve. Assim como no McLaren Senna, o botão de partida do motor é montado no teto. E quando esse grande botão vermelho é pressionado, o McLaren Senna GTR ganha vida, pronto para entregar as emoções definitivas na pista de sua escolha. Os afortunados 75 compradores já estão começando a pensar seriamente sobre onde vão…©AutoMotori2019
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