Com o auditório do memorial da América Latina tomado por prefeitos(foto), gestores e suas equipes, o Governo do Estado de São Paulo, liberou convênios com mais de 400 municípios paulistas. Jundiaí recebeu convênios nas áreas de habitação, desenvolvimento e infraestrutura e equipamentos para pessoas com deficiência. O destaque é para a carta de intenção para a reurbanização do núcleo de submoradias Sorocabana, antiga Meias Aço, com 400 unidades.
“Os convênios anunciados representam mais que o valor destinado. Representam a oportunidade de transformação de toda a população. São investimentos que irão atingir as pessoas e mudar a vida daqueles que estão impactados pelo desemprego, pela redução do poder de compra”, declarou o prefeito Luiz Fernando Machado, que foi convidado ao palco para discursar e representar os demais chefes do Executivo participantes.
Jundiaí foi contemplada com carta de intenção para 400 habitações populares. A construção será pelo CDHU, em terreno oferecido pelo município. A construção será destinada para a reurbanização do núcleo de submoradias Meias Aço. Serão contempladas as famílias residentes no local, já inscritas pela Fumas e previamente cadastradas. “A carta de intenção é o início do processo. Agora tivemos 400 apartamentos contemplados, mas o número deve ser maior”, comenta o superintendente da Fumas, José Galvão de Braga Campos.
Esse não foi o único investimento habitacional liberado pelo Governo do Estado para Jundiaí. Há uma semana, a cidade foi contemplada para receber reformas para 400 residências no Jardim Novo Horizonte e a construção de quase 500 residências no Traviú.
“Sabemos que a casa própria é o sonho das pessoas, das famílias. Temos projetos habitacionais de interesse social que precisam sair do papel. Com a parceria, a partir de reuniões realizadas com o Governo do Estado, conseguimos viabilizar o sonho de famílias de baixa renda. O compromisso do governo Luiz Fernando é colocar foco no tema habitação e tirar os projetos do papel”, destaca o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi.
Modal ferroviário – Um grande para o transporte de cargas e passageiros em São Paulo está em curso no governo Rodrigo Garcia e foi discutido na Prefeitura de Jundiaí. Trata-se da retomada do Modal Ferroviário, que faz parte do Plano Estratégico Ferroviário do Estado de São Paulo (PEF-SP), em desenvolvimento na Secretaria de Logística e Transportes, e do projeto de lei (PL) 148/22, em trâmite na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Esta ação dupla tem como objetivo reativar os mais de 2.500 quilômetros de malha ferroviária inoperante ou subutilizada no Estado de São Paulo e acabar com cena triste que vemos ao viajar pelo Interior paulista: as ‘cicatrizes urbanas’ (trilhos abandonados) que cortam nossas cidades. O governo de São Paulo acaba de criar o GT (Grupo de Trabalho) Ferrovias de SP que está desenvolvendo o PEF-SP e tem apresentado nossos planos em reuniões públicas pelos municípios paulistas.
VEJA TAMBÉM
JUNDIAÍ TERÁ PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO
SOLUÇÕES PARA COMÉRCIOS E SERVIÇOS: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA HACKATHON