O Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí será realizado em agosto. Em sua 9ª edição, a programação totalmente gratuita terá como tema “Patrimônio vivo – espaço, história e natureza”, com palestras, apresentações e exposições culturais, caminhadas mediadas, simpósio acadêmico e colóquios ao longo de todo o mês.
A cerimônia de abertura será logo no dia 1º de agosto (sexta-feira), às 19h, no Espaço Expressa, com a apresentação do tema desta edição e das ações do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura(UGC).
A programação contará com uma série de palestras – com os temas “Patrimônio Imaterial e Local”, “Programa Horta Urbana e o espaço de Pertencimento”, “Patrimônio e Planejamento Urbano”, “Projeto Urbano”, “Projeto de Revitalização Urbana ‘Centro da Gente’” e de “Patrimônio geológico, ambiental e hidrológico – Patrimônio cultural e pertencimento territorial”.
Outras atividades temáticas programadas são o 1° Festival de Capoeira, o 7° Colóquio do Samba, uma reunião aberta do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) de apresentação ao público sobre os processos de regularização e salvaguarda, e um Festival Expressa de Cultura Popular, em pareceria com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).
Assim como todos os anos, também será realizado, entre os dias 28 e 30 de agosto, o Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial. Este ano, a iniciativa chega à sua 13ª edição, com o tema “Patrimônio vivo e (con)tradições: sociobiodiversidade e identidades culturais”, e em parceria com as Fatec de Jundiaí, Itu e São Paulo.
A programação do Mês do Patrimônio contará também com três exposições temáticas, com os trabalhos vencedores da Premiação Fotográfica “Fragmentos do Tempo” e sobre a Capoeira e Samba, que serão tema de um festival e um colóquio da programação.
Já as atrações culturais programadas são as apresentações da Companhia de Teatro de Jundiaí – corpo artístico municipal da UGC -, da banda São João Batista, das Cirandeiras do Japy e do espetáculo circense “Precisa-se de Mágico”, atração que vem a Jundiaí como parte da 6ª Jornada do Patrimônio, promovida pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
A programação contará também com uma edição especial da “Affari Rurali”, o resgate de uma tradicional Festa do Bairro do Traviú, com música e dança tradicionais, exposição, roda de conversa sobre costumes e memórias, além de uma feira gastronômica com produção local, também em parceria com a UGAAT.
Estão também planejadas diversas caminhadas mediadas por bens culturais, como a “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra” e edições especiais, como a uma Gincana Urbana pelo Centro Histórico e as caminhadas mediadas ambientais pela Serra do Japi e pela Mata Ciliar.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES