A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) irá realizar em agosto o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural. Além do anúncio das novidades e lançamentos dos programas, as atrações da programação cultural serão todas temáticas, como o Domingo no Parque do dia 12, das 9h às 17h, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), e o Sexta no Centro do dia 17, das 18h às 22h na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto).
A abertura oficial será no dia 4 de agosto, sábado, a partir das 9h, no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Além da apresentação da programação, o evento irá contar também com um debate sobre Políticas Públicas, preservação e planejamento urbano no Município, com a mediação de Francisco Carbonari e os debatedores Araken Martinho e Antônio Panizza.
Como parte do Mês do Patrimônio, a UGC irá também lançar os seguintes programas: o Passaporte Cultural “Guardiões do Patrimônio”, que será realizado em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE) e incentivará a visitas dos alunos aos equipamentos públicos municipais; o “Patrimônio 360”, que promoverá as visitas virtuais aos equipamentos culturais, como já está disponível ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão desde novembro do ano passado; e o programa “E também por mim Jundiaí tornou-se grande”, numa pareceria coma TVTEC, que irá colher depoimentos de personalidades de destaque em Jundiaí.
Também integradas ao Mês do Patrimônio estarão a Conferência Municipal de Cultura, que será realizada no Complexo Fepasa nos dias 10 e 11 de agosto, e o 6º Simpósio de Patrimônio Material e Imaterial, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em parceria com a Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec) e Universidade Paulista (Unip), também no Complexo Fepasa. Para o Simpósio, serão aceitas em breve inscrições para pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos científicos. (Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí)