História de MOGI MIRIM passa pela Câmara de Jundiahy

MOGI

A cidade de Mogi Mirim fica na região Leste do Estado de São Paulo e tem cerca de 93 mil habitantes. O nome da cidade vem do Tupi e a interpretação mais aceita é ‘pequeno rio das cobras’. A história de Mogi Mirim está diretamente ligada à então Vila de Jundiahy. Talvez por isto, o município tenha hoje uma vila que se chama ‘Jundiaí’.

É curioso, mas a história de que Jundiahy era praticamente todo o território Nordeste do Estado, indo até a região do rio Grande, também é contada lá pelos lados de Mogi. Segundo o site da Câmara Municipal, em 1751, quando a freguesia de São José de Mogi Mirim foi fundada “abrangia todo o interior de São Paulo, desde Jundiaí até as barrancas do Rio Grande, divisa com Minas Gerais”. Dezoito anos depois, a freguesia foi elevada à vila. E o território tinha como limites o rio Atibaia e o rio Grande.

Fora as coincidências, o fato é que a história daquela cidade passa pela Câmara Municipal de Jundiaí. No dia 27 de junho de 1769, Dom Luís António de Sousa Botelho Mourão, governador da Capitania de São Paulo, mandou uma carta para ao ouvidor-geral mandando que Mogi Guaçu fosse elevada à vila, com direito a pelourinho e reconhecimento das vilas vizinhas. Só no dia 6 de outubro o ouvidor Salvador Pereira da Silva chegou a vila de Jundiaí para comunicar a decisão do governador.

Os edis locais levantaram uma dúvida: deveria realmente Mogi Guaçu ser elevada? Afinal, aquelas terras eram verdadeiros lamaçais. O rio transbordava com frequência e os moradores sofriam com febres. Não seria melhor promover Mogi Mirim? No dia seguinte, a Câmara de Jundiaí enviou um outro documento para o governador dando a sugestão.

Dom Luís António recebeu o ofício dos vereadores jundiaienses e mandou o ouvidor  examinar os dois locais. “Vossa mercê o eleja e mande erigir em vila, na forma das antecedentes ordens que lhe tenho expedido”, escreveu o governador. Ele também mandou uma carta para a Câmara de Jundiaí na qual afirmou: “Louvo muito a Vossas Mercês o zelo, com que me expõem as circunstâncias que com correm para haver de mudar a idéia, o que pretendia levantar vila no Arraial de Mogi Guaçu, deixando este por menos idôneo e legendo o de Mogi Mirim, que o excede muito, em todos os requisitos.”

Finalmente se optou por elevar à freguesia de São José de Mogi Mirim à vila. Assim, no dia 22 de outubro de 1769, chegava à Mogi Mirim o Juiz de Órfãos Trienal da Vila Jundiaí: “Sargento-mór Antônio Jorge de Godoy, por ordem do Doutor Salvador Pereira da Silva, ouvidor-geral e corregedor desta Comarca de São Paulo, para efeito de fundar e estabelecer esta nova Vila”. A freguesia de São José de Mogi Mirim passava a ser vila…

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES