Um boletim de ‘morte suspeita’ foi registrado na noite de ontem e, a partir dele, a Polícia de Jundiaí vai investigar a morte de um bebê de quase dois meses. A família da criança é de Campo Limpo Paulista e a morte ocorreu no Hospital Universitário (HU) de Jundiaí.
Anna Clara Vitória Aparecida dos Santos, nascida no dia 1º de maio último, vinha apresentando problemas de saúde e estava sendo atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São José. Ela ganhava e perdia peso.
Segundo o BO, o pediatra da UBS receitou remédios. Porém, o bebê não melhorou e ontem à noite, a mãe, Karina Aparecida de Brito, de 27 anos, decidiu levá-la até o Hospital da Cidade, em Campo Limpo (foto acima).
Lá, segundo o relato de Karina no Plantão Policial, a médica que atendeu a criança disse que Anna estava com desidratação grave e como nascera em Jundiaí, teria de ser atendida pelo Hospital Universitário de Jundiaí. Anna foi transferida para o HU, foi medicada e morreu. No boletim não constam os nomes dos médicos nem os remédios receitados. Também não é citada a possível causa da desidratação.
VEJA A SÉRIE ‘ATLAS DA VIOLÊNCIA’
FURTOS DE VEÍCULOS CAEM NOS DOIS ÚLTIMOS ANOS
NÚMERO DE MORTES É ESTÁVEL E NADA PACÍFICO
ESTUPROS DEVEM BATER RECORDE NESTE ANO
EM 2 ANOS, O MESMO NÚMERO DE ROUBOS DE CARGAS
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Limpo Paulista informou o seguinte:
“Anna Clara Vitória Aparecida nasceu prematura no dia 1 de maio no Hospital Universitário de Jundiaí, pois o parto era de alto risco. A criança ficou internada no local por 10 dias, por conta de uma infecção. No dia 11, o bebê foi encaminhado ao Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista para continuidade no tratamento. A alta médica foi no dia 13 e a a criança pesava dois quilos e 100 gramas.
A primeira consulta de Anna na Unidade Básica de Saúde foi no dia 15 para avaliação após a internação. A mãe foi orientada a retornar em 15 dias.
No dia 8 de junho, a mãe compareceu à UBS para consulta de pediatria e foi identificado um erro alimentar e baixo peso da criança. Na consulta ocorreu orientação quanto a dieta, medicações, higiene e cuidados gerais. Além disso, a mãe foi orientada a comparecer semanalmente na UBS.
No dia 12, a mãe não compareceu à consulta agendada e o enfermeiro do posto entrou em contato via telefone com mãe ressaltando a importância da avaliação semanal do bebê. De acordo com prontuário, no dia seguinte a mesma compareceu com a filha alegando não ter ido no dia anterior por conta do frio. Na avaliação foi constatada leve melhora no quadro, com ganho de peso moderado. Após avaliação clínica, a pediatra orientou que o acompanhamento semanal deveria prosseguir e, em caso de urgência, a criança deveria ser levada ao Hospital de Clínicas.
No dia 19, a mãe compareceu à UBS com a filha apresentando uma perda de peso severa, com 1 quilo 985 gramas. Após avaliação minuciosa da pediatra, foi identificada a necessidade de internação e solicitado encaminhamento de emergência ao Hospital de Clínicas pelo serviço de 192.
Anna Clara Vitória Aparecida deu entrada no Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista no período da manhã. Ela ficou internada na sala de emergência, pois estava desnutrida e desidratada. Como o Hospital de Clínicas não conta com UTI pediátrica, o caso foi inserido no Centro de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), para buscar vaga na região, já que a criança necessitava de suporte avançado. Assim que a vaga saiu, a criança foi encaminhada de ambulância para o Hospital Universitário de Jundiaí”.
Já O HU respondeu que “a paciente deu entrada às 20h13 de ontem e foi prontamente atendida pela equipe médica. O quadro clínico evoluiu para parada cardiorrespiratória após cerca de uma hora. Conforme legislação vigente, o caso foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para esclarecimentos das possíveis causas do falecimento”.