A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Coordenadoria de Cultura, promove a 1ª Mostra de Cultura Popular Folclorando, nos dias 19 e 20 de agosto, na Praça da Bíblia, com diversidade de atrações e gastronomia e apresentação de dança de 600 alunos de 18 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) com coreografias inspiradas na cultura das cinco regiões do Brasil.
A celebração retoma o costume da cidade em promover um evento que tem como principal atração a diversidade cultural. “Campo Limpo Paulista é conhecida por sua festa que celebra as nações. No entanto, queremos retomar esta cultura após três anos sem a realização do evento, repaginando e incluindo o nosso querido Folclore brasileiro”, destaca o prefeito de Campo Limpo Paulista.
ATRAÇÕES – Para incrementar a festa e intercalar a programação com as apresentações das escolas, outros grupos de cultura popular abrilhantam o evento, bem como: “Congada de Carapicuíba”, “Jongo de Piquete”, “Maracatu Jundiaí”, “Coco das Águas Doces”, “Cordelistas”, “Coral Guarani do Centro de Trabalho Indigenista”, “Grupo de Catira”, “Violeiros e Folia de Reis de Várzea Paulista”, “Grupo de Afoxé Omí Aladó” e muitos outros.
Na parte internacional, bandas de “Gaita de Fole” (Escócia), “Flamenco” (Espanha), Dança Portuguesa, Italiana, Japonesa, Árabe, Tribal, Country Americano, Grupo “Draumur”, de danças medievais e “Comancheros” dão pluralidade na demonstração de culturas durante o evento.
GASTRONOMIA – As entidades beneficentes do município se encarregaram da gastronomia das nações, ao oferecerem pratos e bebidas dos países como: Argentina, Alemanha, China, França, Inglaterra, Japão, Países Árabes e Portugal.
Já, as Associações de Pais e Mestres (APM) das escolas municipais oferecem alimentos de acordo com a tradição culinária das cinco regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
VEJA TAMBÉM:
ROCK DO BOM. SÓ QUE AO SOM DE VIOLA CAIPIRA
PROJETO PEDAGÓGICO – De acordo com a coordenadora de Cultura, Dedé Lenk, as escolas já executaram um projeto pedagógico sobre o folclore com as crianças do município desde o 1º semestre de 2017. “As escolas trabalharam o folclore brasileiro e produziram materiais, maquetes, desenhos e muito mais com os alunos. Agora, este mesmo material será exposto na Prefeitura”, disse Lenk.
O projeto pedagógico ficará no saguão do Paço Municipal, a partir do dia 10 de agosto e segue até o dia 31 do mesmo mês, sempre com visita gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
No sábado (19), o Folclorando inicia às 14h e encerra às 22h. Para o domingo (20), o horário contempla o período do almoço e segue até a noite, das 11h às 22h. A Praça da Bíblia fica na Av. Alfried Krupp, s/nº, Jardim América. A entrada é gratuita.