Números mais recentes do Infosiga, maior banco de dados sobre acidentes de trânsito mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, revelam aumento de 70% na quantidade de óbitos em Jundiaí entre janeiro e maio deste ano, com o mesmo período do ano passado. A quantidade de motociclistas mortos é ainda maior quando computadas as fatalidades mais recentes. Uma delas foi a de um homem de 31 anos, morto na rodovia dos Bandeirantes no último domingo (13). Pela força do impacto de sua moto, de 650 cilindradas, ele chegou a ser projetado para uma ribanceira e seu corpo somente foi encontrado após buscas na região feitas por ocupantes de um helicóptero Águia, da Polícia Militar.
Ao todo, 34 mortes foram registradas nestes meses de 2025, contra 20 nos do ano passado. Acidentes com motocicletas, como era de se esperar, foram responsáveis por 50% das mortes. Deste montante, 82% foram vítimas do sexo masculino, enquanto mortes de pessoas do sexo feminino responderam por 18%, totalizando 17 vítimas fatais.
Já homens com idade entre 50 e 54 anos foram as principais vítimas de todos os registros de morte, com cinco óbitos, além de uma do sexo feminino. Em seguida, estão quatro homens entre 20 e 24 anos, e duas mulheres da mesma faixa etária. Duas pessoas com 80 ou mais anos também constam como mortas na quantidade total dos acidentes em Jundiaí no período deste ano.
De acordo com o Infosiga, além dos 50% de mortes de motociclistas, 24% dos óbitos foram resultantes de atropelamento (a segunda maior causa de mortes), sendo 18% de homens e 6% de pedestres mulheres. Em seguida, estão acidentes com veículos de quatro ou mais rodas, que responderam por 18% de todas as vítimas fatais (15% homens e 3% mulheres). Mortes em acidentes com ônibus somaram 3%, enquanto 6% estão relacionadas a acidentes com bicicletas.
Conforme revelam os dados, ainda do total de mortes, 61,8% foram de condutores dos veículos. Já as rodovias foram palco de 52,8% dos acidentes com óbito, com a sexta-feira sendo o dia da semana com mais registros do tipo (nove, no total). Texto: Geraldo Dias Netto/Foto: IA Gemini
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES










