De acordo com dados do InfoSiga, do governo estadual, nas vias municipais de Jundiaí, no ano passado foram registradas 32 mortes, sendo, 14 envolvendo motocicletas, sete pedestres, seis automóveis, quatro bicicletas e um não definido. Um ano antes, foram 27 mortes, sendo 13 com motocicletas, oito pedestres, três automóveis, duas bicicletas e um não definido. Em nota, a Unidade Gestora de Mobilidade e Transporte(UGMT) informou que “os motociclistas são as principais vítimas dos acidentes de trânsito fatais na cidade, motivo pelo qual, independentemente se a motocicleta é utilizada como ferramenta de trabalho ou para deslocamento tem sido objeto de atenção da UGMT em suas ações de conscientização. Jundiaí, assim como outras cidades do país tem participado dos debates nacionais que tratam da regularização da atividade de transporte de passageiros por aplicativos. Assim como os motociclistas, os condutores dos demais veículos recebem a mesma atenção pois são vidas em trânsito que precisam ser preservadas”.
As principais vias da cidade, assim como as arteriais nos bairros, que concentram o maior número de veículos em circulação, sempre recebem um tratamento diferenciado para evitar que os eventos aconteçam. Entre elas, Avenida Nove de Julho, Avenida Antonio Frederico Ozanan, Avenida dos Imigrantes, Avenida União dos Ferroviários e Rodovia Geraldo Dias (utilizada pelos moradores ou motoristas que seguem para os bairros Hortolândia, Vila Marlene, Cecap ou para Louveira e vice-versa)
Maio Amarelo – Neste mês é celebrado em todo mundo o “Maio Amarelo”, movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito. A UGMT lembrou que em Jundiaí, a Cidade das Crianças, a programação conta com palestras em escolas e empresas; atividades externas de Educação para o Trânsito em vias no entorno de unidades escolares e adequações de sinalização; operações e fiscalizações em vias municipais e rodovias, principalmente com foco em motociclistas e uso de equipamentos de segurança; além de ações com a participação do Comitê das Crianças.
Para ampliar as mensagens de conscientização a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres também foram colocados cartazes e banners em vários locais, bem como um laço amarelo inflável, que ficará exposto no Paço Municipal durante esse mês. A orientação de segurança com relação a pedestres e condutores de veículos é para o compartilhamento de responsabilidades, ou seja, que o pedestre faça a sua parte atravessando no local correto, de preferência em faixas exclusivas de travessia, e o condutor garanta a segurança durante a travessia, parando e aguardando até que chegue do outro lado.
Em 2022, foram mais de 45 mil m² de sinalização de solo e 2.300 placas para orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Além disso, foram implantados balizadores, tachões e prismas, e colocação ou substituição de defensas metálicas e conjuntos semafóricos.
“Jundiaí tem o compromisso para que a gestão de mobilidade seja planejada com ações que proporcionem a redução de mortes no trânsito. A atual administração prioriza as melhorias no sistema viário para oferecer condições para caminhabilidade e para os ciclistas, além de melhorar o transporte coletivo, principalmente, para promover a harmonia de todos os usuários das vias, com adequações nas sinalizações e ações educativas”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Postes – A CPFL Piratininga divulgou o balanço de colisões contra postes no primeiro trimestre do ano. Na região de Jundiaí foram 104 colisões registradas e as cidades que mais apresentaram ocorrências são Jundiaí com 58, Várzea Paulista, com 13 e Vinhedo com 12.
Na região, o número é 8% inferior ao registrado no primeiro trimestre de 2022, no entanto, sob o mesmo comparativo, algumas cidades apresentaram um crescimento na quantidade de casos. Várzea Paulista, por exemplo, saiu de 7 ocorrências, em 2022, para 13, em 2023, um número 85% superior. Jundiaí segue em patamares elevados, apesar dos números terem diminuído consideravelmente em 2023, saindo de 68 para 58. (Foto: robsonpiresxerife.com)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES